A relação do coelho e do ovo na Páscoa sempre foi um tema “misterioso” e todas as questões possíveis são levantadas: “O coelho não põe ovos!”, “Qual o significado de um coelho nesta época festiva?”, “Ovos de chocolate? Porquê?”.

Existem inúmeras versões de histórias, há quem diga que o coelhinho da Páscoa é fruto de uma história e amor entre um coelho e uma galinha. Há também quem sugira que se trata de um coelho artista que pintava ovos na sua casa de campo. E ainda quem aponte para um coelho alienígena que vem à Terra somente esconder ovos e amêndoas coloridas.

Os mais entendidos dizem que desde o antigo Egipto, o coelho já era sinónimo de fertilidade, pois em média por gerar filhos de 4 a 8 vezes ao ano, de 8 a 10 coelhos por ninhada.

O coelho tornou-se também símbolo de renascimento, por ser o primeiro animal a sair da toca depois do Inverno.

Há quem diga também que Maria Madalena teria ido antes do amanhecer de domingo ao sepulcro de Jesus na Nazaré, levando consigo especiarias para ungir o seu corpo e quando lá chegou verificou que a sepultura estava entreaberta. Um coelho, que teria ficado preso no túmulo aberto na rocha, seria o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus. Por essa razão, ganhou o privilégio de anunciar a boa nova às crianças do mundo inteiro na manhã da Páscoa. Sendo ele, portanto, o suposto portador do ovo de chocolate.

Quanto ao Ovo, simboliza a vida e o renascimento. Os romanos acreditavam que o Universo seria oval e na Idade Média consideravam que o mundo tivesse surgido dentro de uma casca de ovo.

Para uma Páscoa mais divertida repleta de alegria e fantasia, a Escolha do Consumidor ajuda a inspirar, quem tem crianças em casa, com alguma dicas para deixar tudo mais animado:

Caça aos Ovos

Desenhem patinhas de coelhos, cortem e espalhem-nas pela casa. Depois escrevam cartas com pistas para acharem os ovos, assinado pelo “Coelhinho da Páscoa” e escondam os ovos pela casa, incentivando as crianças a procurarem pelas guloseimas, seguindo as patinhas de coelho e as pistas das cartas.

Pintar ovos

Que tal uma decoração para a Páscoa mais personalizada com ovos pintados? Podem usar ovos cozidos ou fazer um pequeno buraco nas cascas e retirar o seu interior para usar em receitas. Depois é deixar a criatividade para os mais novos para pintarem os ovos através da sua imaginação.

Pinhata de cenoura

Qual vai ser a criança que não vai adorar ter uma pinhata recheada de doces e bombons da Páscoa? Contruam uma pinhata com o tema da Páscoa (por exemplo a cenoura do coelho) e encham-na de doces e desafiem os mais pequenos a derrubá-la com os olhos vendados. Haverá com certeza, uma chuva de doces!

Corrida da Páscoa

O jogo mais divertido de sempre. Basta terem sacos do lixo bem resistentes e começam uma corrida com pulos (como um coelho) até a um ponto de chegada. A criança que bater a mão noutro, vence!

Jogo do ovo na colher

Todas as crianças com uma colher de sopa na boca e um ovo (de preferência cozido) a passar de colher em colher, sem o auxílio das mãos. Preparem uma dúzia de ovos, porque haverá muitos ovos no chão.

Com todas estas dicas, garantidamente que vai ser uma Páscoa com muita diversão e jamais será esquecida entre todos.

Boa Páscoa!


Conhece aqui a Escolha do Consumidor