84% dos portugueses conhece a marca e considera-a o sistema de avaliação de marcas mais credível.

Estudo, conduzido pela consultora More Results by Pentaudis em Janeiro, com o objetivo de identificar a relação dos consumidores com os sistemas de avaliação de marcas, vulgo prémios, conclui que a “Escolha do Consumidor” é o sistema de avaliação com melhor relação com os consumidores.

O estudo realizado em Janeiro junto de uma amostra de 400 consumidores representativos da população nacional, indica que quando questionados sobre “o prémio que imediatamente se lembra, quando se fala de prémios de marcas, produtos ou serviços eleitos pelos consumidores”, a “Escolha do Consumidor” continua a liderar este mercado com 84% de notoriedade total, sendo 25% de reconhecimento espontâneo, ou seja, o primeiro referido sem apresentação de logos ou nome.

Volta a registar-se, à semelhança do estudo anterior, realizado pela More Results by Pentaudis, em Março 2020, uma descida generalizada na notoriedade de todos os prémios em consideração (espontâneo + dirigida), provocada pela entrada de novos prémios em Portugal. É exceção o Prémio “Sabor do Ano”, que sobe 3pp. em relação a março do ano passado. A descida mais acentuada regista-se no prémio “Escolha Acertada”, que desce 14pp. em relação a março do ano passado. O Prémio “Escolha do Consumidor não regista alterações significativas.

Os inquiridos reconhecem os Prémios em avaliação maioritariamente através da Televisão. São exceções o Prémio “Boa Escolha”, cuja notoriedade advém principalmente das redes sociais e folhetos, o “Prémio Sabor do Ano”, com uma forte contribuição da presença nas próprias marcas, e os Prémios “Melhor do Teste” e “Escolha Acertada, com a principal contribuição da revista da Deco.

O prémio “Escolha do Consumidor” mantém-se como o Prémio que mais motiva a compra (34%), seguido, ainda que a 18pp. de distância, pelo prémio “Marca de Confiança”. Os prémios “Melhor do Teste” e “Escolha Acertada”, que registaram na anterior avaliação valores acima dos 10pp. descem nesta avaliação 3 e 4pp. Respetivamente. Na última posição está o Prémio “Boa Escolha”, pouco reconhecido ainda pelos consumidores.

No que respeita à credibilidade, o prémio “Escolha do Consumidor” mantém-se o Prémio com maior credibilidade associada (36%), subindo 6pp. em relação à anterior avaliação. O Prémio “Cinco Estrelas” tem vindo consistentemente a subir em todas as avaliações, tendo subido nesta última avaliação cerca de 4pp. em relação a março de 2020. Finalmente, quando questionados sobre qual seria o Prémio eleito caso pudesse existir apenas 1, a “Escolha do Consumidor” continua a ser o escolhido (37%), tendo registado nesta avaliação uma subida de 7pp. em relação à avaliação anterior.

Foram avaliados neste estudo os seguintes prémios: Marca de Confiança; Produto do Ano; Superbrands; Cinco Estrelas; Boa Escolha; Sabor do Ano; Melhor do Teste; Escolha Acertada; A Melhor Loja Portugal.


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor