A sala Leónidas do Hotel Sana Myriad, no Parque das Nações, foi o palco da entrega de prémios da Escolha do Consumidor aos melhores Influenciadores digitais do país. O evento, que aconteceu na manhã do dia 4 de janeiro, foi uma sessão intimista para os vencedores das 12 categorias de influenciadores digitais, que através da sua notoriedade se destacaram aos olhos dos portugueses.

Na categoria de “Decoração” a vencedora foi o Mundo de Sofia, destacando-se por critérios como a informação sobre o acesso ao local onde comprar os produtos, DIY, dicas funcionais e praticabilidade. A vencedora agradece «aos consumidores» e também a «todas as marcas que me têm acompanhado ao longo destes anos».

Relativamente à categoria de “Culinária” o vencedor foi A Pitada do Pai, que se destaca devido a aspetos como a alimentação saudável, a credibilidade, as dicas de receitas ou sugestões sobre alimentos de substituição: «Obrigada a quem está à mesa diariamente connosco, com receitas mais simples, mais saudáveis e mais económicas», afirmou Rui Marques.

O vencedor na categoria de “Viagens” foi o João Cajuda e alguns dos critérios que o levaram a ser o grande vencedor foram as dicas, histórias reais e desafiantes e as fotos apelativas. «Espero continuar a entusiasmar e a inspirar os consumidores a viajar, são realidades diferentes e nós viemos ao mundo para conhecê-lo», refere o vencedor.

Já na categoria de “Mundo Melhor” o vencedor foi o João Manzarra, que se destacou devido às dicas simples e ecológicas, à capacidade de retenção do público, aos exemplos de como reduzir o impacto ambiental, entre outros. «Fico feliz que o meu nome seja associado à melhor coisa do mundo, que é um mundo melhor», menciona Manzarra com bom humor em mensagem de vídeo.

Duas para um – Daddy Blog foi o vencedor na categoria “Família” pelo seu humor, relatos do dia-a-dia, temáticas abordadas e histórias reais. «Este prémio é nosso, mas é muito mais de quem se identifica connosco e com a nossa imperfeição», agradece Maria Pedroso, indo ao encontro do critério de genuinidade apreciado pelos seguidores.

Na categoria “Política, Educação e Economia” alguns dos critérios avaliados foram a coerência de opiniões, a explicação de conceitos básicos ou a honestidade, com a vitória do “Politicamente Falando”, representado por Francisco Nunes: «É um trabalho que achamos importante para atrair os jovens, que muitas vezes pensamos que estão desinteressados, mas que precisam é de uma forma para chegar a esta informação».

Camilo Lourenço foi o vencedor na categoria de “Negócios”, destacando-se devido à sua credibilidade, às dicas para o dia-a-dia e à inovação, e que menciona «uma das coisas mais difíceis atualmente em Portugal é falar de economia. Esperamos continuar a fazer o trabalho que estamos a fazer».

Outra das categorias é “Inovação e Tecnologia”, na qual o vencedor foi o Nuno Agonia, pela sua capacidade de adaptar ou mudar a sociedade e transportar a informação para uma linguagem simples, além da capacidade de despertar curiosidade. O vencedor reforça «isto só faz sentido porque as pessoas gostam de tecnologia e da forma simples de a compreender».

O vencedor na categoria “Entretenimento” foi o António Raminhos, pela sua comédia disponibilidade e variedade de vídeos, histórias reais do quotidiano e perspetivas diferentes da vida. Com humor, o vencedor agradece «a jesus, o primeiro influenciador da história», continuando: «O que eu faço é simplesmente ser genuíno, esse é o fator principal e tento passar isso em tudo o que faço».

Já na categoria “Podcast”, quem se destacou como vencedor foi O Homem que mordeu o Cão, pela sua capacidade de reter a atenção e de se identificar com os ouvintes, transmitindo informação sobre assuntos do dia-a-dia. «Estamos a celebrar 25 anos. Já somos dinossauros, mas afinal ainda sou escolhido pelos consumidores e fico muito honrado com o prémio», comenta Nuno Markl em vídeo de agradecimento.

Na categoria de “Lifestyle e Moda” a vencedora foi a Raquel Strada, que ganhou o prémio por critérios como a credibilidade, histórias reais, dicas, dinâmica e apresentação de diferentes looks. «A Raquel vai continuar a fazer os melhores conteúdos», garantiu o seu representante. Na categoria de “Beleza” a vencedora foi a Helena Coelho, pela sua capacidade de aconselhar e inspirar, além da transparência da informação transmitida.

Cerca de 7000 consumidores avaliaram um total de 182 influenciadores digitais, dentro das 12 categorias que incluem: “Podcast”, “Viagens”, “Política, Educação e Economia”, “Negócios”, “Mundo Melhor”, “Lifestyle e Moda”, “Família”, “Culinária”, “Inovação e Tecnologia”, “Beleza”, “Decoração” e “Entretenimento”. Mais do que o número de seguidores, likes ou engagement, os critérios de avaliação tiveram em conta aspetos adequados a cada categoria.

VENCEDOR CATEGORIA
A PITADA DO PAI MELHOR CANAL SOBRE CULINÁRIA
ANTÓNIO RAMINHOS MELHOR CANAL SOBRE ENTRETENIMENTO
CAMILO LOURENÇO MELHOR CANAL SOBRE NEGÓCIOS
DUAS PARA UM – DADDY BLOG MELHOR CANAL SOBRE FAMÍLIA
HELENA COELHO MELHOR CANAL SOBRE BELEZA
JOÃO CAJUDA MELHOR CANAL SOBRE VIAGENS
JOÃO MANZARRA MELHOR CANAL SOBRE MUNDO MELHOR
MUNDO DE SOFIA MELHOR CANAL SOBRE DECORAÇÃO
NUNO AGONIA MELHOR CANAL SOBRE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
O HOMEM QUE MORDEU O CÃO MELHOR PODCAST
POLITICAMENTE FALANDO MELHOR CANAL SOBRE POLÍTICA, EDUCAÇÃO E ECONOMIA
RAQUEL STRADA MELHOR CANAL SOBRE LIFESTYLE E MODA

 


Conhece aqui a Escolha do Consumidor