Sol, calor e praia são para muitos portugueses sinónimo de férias.
Para ter umas férias inesquecíveis uma coisa não pode faltar: planear com antecedência. Assim, é possível aproveitar mais e gastar menos!
Confere estas dicas e começa a planear a tua próxima viagem.
 
1. Programa-te financeiramente – Viajar é das melhores coisas do mundo, mas voltar e encontrar várias dívidas acumuladas não é nada bom. Saber como e quanto podes gastar é parte indispensável na hora de planear as férias.
Se estás a planear uma viagem não te esqueças de contratar um seguro!
2. Define o destino e o roteiro – Destinos e opções não faltam para esta época do ano. Escolhendo o destino, já podes começar a planear o roteiro.
3. Consulta o teu agente de viagens. Ele dar-te-à todas as informações necessárias e dicas de passeios.
4. Define a data – Escolher a data da viagem é essencial. Comprar com antecedência é um fator importante, pois pode ajudar-te a economizar com preços mais baixos.
5. Escolhe o meio de transporte – De carro, de autocarro ou de avião? Tudo vai depender do destino, da quantidade de pessoas e do perfil de cada viajante.
6. Verifica os documentos – Programa a viagem verificando todos os documentos necessários, validade dos passaportes, necessidade de vistos e de vacinas específicas exigidas em alguns destinos. Antes de sair de casa, faz um check list de todos os documentos dos viajantes. Dessa forma não corres o risco de embarcar sem as documentação necessária.
7. Prepara as malas – Na hora de arrumar as malas, certifica-te de que os limites de peso estipulados  não são ultrapassados.
8. Quem viaja com crianças deve ter muita atenção na hora de programar a viagem. Desde o transporte escolhido, até o roteiro, deve-se ter em conta a possibilidade de levar as crianças.
Na escolha do hotel, verifica a possibilidade de fornecimento de berços e verifica a programação dos passeios para não aborrecer as crianças. Afinal, elas também merecem aproveitar.