Durante seis meses, a Fidelidade e a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vão desenvolver um projeto-piloto de combate ao isolamento social e promoção da inclusão tecnológica na população idosa.

Apelidado “ALÔ by Fidelidade”, esta iniciativa resulta numa solução tecnológica destinada a pessoas com mais de 65 anos. Trata-se de uma aplicação que combina a tecnologia com a prestação de serviços para resposta às necessidades de comunicação (com acesso a chamadas de voz e/ou vídeo) e entretenimento da população utente nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) das Misericórdias. No total, este projeto-piloto irá envolver mais de 2600 utentes das Santas Casas com vista a facilitar a comunicação dos mesmos com as suas famílias.

«A atual situação de pandemia alterou as rotinas e hábitos nas nossas estruturas residenciais, mudando significativamente a integração social e familiar dos idosos. O desenvolvimento de um projeto inovador de combate ao isolamento social e de fomento à inclusão tecnológica dos nossos utentes é uma enorme mais valia no momento tão especial que vivemos», afirma Susana Branco, diretora do Gabinete de Acção Social da UMP.

Mariana Frazão, do Center for Transformation da Fidelidade, explica que «o projecto ALÔ é uma iniciativa inovadora de proteção da família, que visa encurtar as distâncias e disponibilizar serviços de resposta imediata às necessidades da população mais idosa, sobretudo no momento atual. É com um enorme gosto que nos aliamos à UMP para o desenvolvimento deste projeto-piloto, capaz de fazer a diferença nas pessoas cuidadas pelas Misericórdias Portuguesas.»

O ALÔ by Fidelidade, acessível através de um tablet, para além de chamadas de voz e vídeo, disponibiliza funções como jogos, música, fotografias ou o acesso a uma rede de prestadores de serviços, como assistência médica à distância.

A iniciativa, desenvolvido com a tecnologia siosLife, arrancou antes do Natal, nas Misericórdias Portuguesas, de norte a sul do País, e envolveu a oferta de 100 tablets.

Fidelidade foi eleita Escolha do Consumidor 2021. Saiba mais aqui.

Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor