Este tema é sempre sensível quando temos um seguro ou um plano de saúde e pensamos se é realmente o melhor para nós ou ainda não temos nenhum e acabamos perdidos no meio de tanta oferta.

Primeiro, é importante que saibas distinguir um plano de um seguro de saúde.

O plano de saúde permite o acesso a serviços de saúde a um preço mais reduzido, ou seja, podes beneficiar de um desconto ou de um valor convencionado e acordado entre a empresa e o prestador de saúde da rede.

O valor pode sempre variar e, tal como acontece no seguro, só poderás usufruir desses preços nos estabelecimentos de saúde abrangidos pelo plano dentro da rede.

Para obteres um plano de saúde precisas, igualmente, de pagar uma mensalidade. Porém, ao contrário do seguro de saúde, os planos em Portugal não têm períodos de carência; sem limite de idade; sem exclusões por doença; sem copagamento; sem franquias; e sem agravamentos por idade.

Já com o seguro de saúde podes aceder a serviços como: consultas, exames, cirurgias e internamentos em estabelecimentos de saúde privados que pertençam à rede convencionada.

E como sei qual é o melhor Plano de Saúde para mim?

Como resposta a esta questão, a Escolha do Consumidor realizou um estudo de mercado com o objetivo de compreender quais os atributos mais valorizados pelos consumidores na escolha do melhor Plano de Saúde.

Neste estudo, os inquiridos mencionam que uma comunicação honesta por parte da seguradora e uma relação qualidade dos seus serviços e ofertas a um preço acessível para os segurados, são os fatores principais para escolherem o melhor plano de saúde para si.

Tudo começa na facilidade de adesão, clareza na informação no momento da subscrição e eficácia no apoio ao cliente, sendo igualmente importante a facilidade de cancelamento.

A tabela de preços convencionados deverá estar disponível e de fácil acesso aos seus consumidores, assim como os protocolos com os seus parceiros.

Atributos como: uma rede de prestadores com preços competitivos, abrangência das coberturas e descontos nas consultas, são fatores - referidos pelos inquiridos - fundamentais para o processo de seleção do seu plano de saúde.

Como conclusão deste estudo, os consumidores elegeram a Medicare como a Escolha do Consumidor 2022 na categoria do melhor “Plano de Saúde”, com um grau de satisfação de 78,83%.

Sabias que mais de 60% da população em Portugal tem acesso a subsistemas, seguros ou planos de saúde? A pandemia veio, por certo, acelerar estes números, uma consciência transversal a todos de que a saúde está em primeiro lugar. Apenas há que encontrar as melhores soluções para cada situação em particular, com a Medicare, é claro!

Guia do Consumidor 2022

Queres saber que outros aspetos deves ter em conta quando escolhes uma determinada marca ou produto?