Segundo o estudo sobre sustentabilidade da Kantar – Who Care, Who Does (90.000 inquiridos em 26 países), as crianças foram identificadas como as mais importantes influenciadoras no que diz respeito aos hábitos de compra para o lar mais ambientalmente sustentáveis e que cerca de metade dos lares (49%) afirma que a pandemia Covid-19 tornou a sustentabilidade ainda mais importante para eles. A percentagem de lares “Eco-atives” cresceu de 16% em 2019 para 22% em 2021.

O estudo Who Cares Who Does segmenta os lares em três categorias, com base nos seus comportamentos reais:

  • Eco-atives (22% dos lares): Compradores que estão altamente preocupados com o ambiente e tomam muitas ações no sentido de reduzir o seu desperdício.
  • Eco- considerers (40% dos lares): Compradores preocupados com o ambiente e com os resíduos de plástico, mas não fazem qualquer tipo de ação para reduzir o seu desperdício.
  • Eco-dismissers (38% dos lares): Compradores que têm muito pouco ou nenhum interesse no ambiente e não fazem nada para reduzir o desperdício.

Os Eco-actives cresceram seis pontos percentuais nos últimos dois anos, sendo atualmente 22% dos lares de todo o mundo. A Kantar prevê que este segmento de lares irá crescer até aos 40% nos próximos cinco anos e já serão mais de metade em 2029. A Kantar também estima que as compras FMCG dos Eco-actives totalizarão 446 mil milhões de dólares em 2021, mais 70 milhões de dólares do que em 2020 e prevê que este segmento irá atingir os 925 mil milhões de dólares em 2026 – cinco vezes mais que a o mercado de FMCG como um todo.

Quem é o mais Verde?
A Alemanha tem o maior grupo de Eco-actives – 46% dos lares em 2021, seguida pela Bélgica e pela Hungria. Com apenas 7% dos lares, a Arábia Saudita é o país com a penetração mais baixa de Eco-actives. Existe uma relação direta entre o PIB por lar e a prevalência de lares Eco-actives. Dentro dos países mais economicamente avançados, os Países Baixos e os EUA têm a incidência mais baixa deste tipo de lares.

Guillaume Bacuvier, CEO da Kantar, Worldpanel division, afirmou: “Os Eco-actives estão a ajudar ao crescimento das marcas que abraçam estratégias de sustentabilidade. Como segmento, os Eco-Actives irão crescer cinco vezes mais que mercado de grande consumo como um todo. Construir uma vantagem competitiva através de uma estratégia de sustentabilidade, representa uma grande oportunidade para as marcas. As empresas que conseguirem acertar irão colher os frutos e aquelas que não agirem, correrão o risco de afastar um número crescente de compradores. Dois terços dos compradores já deixaram de comprar pelo menos uma vez um produto ou um serviço que tenha um impacto negativo no ambiente.

Para os retalhistas, existe muito a fazer. Apenas 44% dos compradores estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a oferta dentro da loja. Uma boa escolha de produtos locais e de opções acessíveis são os fatores mais importantes de sustentabilidade que os compradores têm em conta quando escolhem uma loja para as suas compras.”


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