2021 não poderia começar da melhor forma. Vimos renovada a nossa certificação de qualidade ISO 9001, uma vez mais sem qualquer não conformidade ou observação pela entidade certificadora e vimos também a nossa liderança junto dos consumidores a ser confirmada.

 

84% dos portugueses conhece a Escolha do Consumidor e considera-a o sistema de avaliação de marcas mais credível.

Não somos nós que o dizemos, é o estudo, conduzido pela consultora More Results by Pentaudis, com o objetivo de identificar a relação dos consumidores com os sistemas de avaliação de marcas. De acordo com o mesmo, a “Escolha do Consumidor” é o sistema de avaliação com melhor relação com os consumidores.

O estudo realizado em Janeiro junto de uma amostra de 400 consumidores representativos da população nacional, indica que quando questionados sobre “o prémio que imediatamente se lembra, quando se fala de prémios de marcas, produtos ou serviços eleitos pelos consumidores”, a “Escolha do Consumidor” continua a liderar este mercado com 84% de notoriedade total, sendo 25% de reconhecimento espontâneo, ou seja, o primeiro referido sem apresentação de logos ou nome.

Volta a registar-se, à semelhança do estudo anterior, realizado pela More Results by Pentaudis e também pela Netsonda, em Março 2020, uma descida generalizada na notoriedade de todos os prémios em consideração (espontâneo + dirigida), provocada pela entrada de novos prémios em Portugal, como foram o caso da Melhor Loja de Portugal e o Boa Escolha. Aliás, foram avaliados neste estudo os seguintes prémios: Escolha do Consumidor; Marca de Confiança; Produto do Ano; Superbrands; Cinco Estrelas; Boa Escolha; Sabor do Ano; Melhor do Teste; Escolha Acertada; A Melhor Loja Portugal.

Os inquiridos reconhecem os Prémios em avaliação maioritariamente através da Televisão. São exceções o Prémio “Boa Escolha”, cuja notoriedade advém principalmente das redes sociais e folhetos, o “Prémio Sabor do Ano”, com uma forte contribuição da presença nas próprias marcas, e os Prémios “Melhor do Teste” e “Escolha Acertada, com a principal contribuição da revista da Deco.

A “Escolha do Consumidor” mantém-se como o Prémio que mais motiva a compra (34%), seguido, ainda que a 18pp. de distância, pelo prémio “Marca de Confiança”. Os prémios “Melhor do Teste” e “Escolha Acertada”, que registaram na anterior avaliação valores acima dos 10pp. descem nesta avaliação 3 e 4pp. Respetivamente.

No que respeita à credibilidade, a “Escolha do Consumidor” mantém-se o Prémio com maior credibilidade associada (36%), subindo 6pp. em relação à anterior avaliação. Finalmente, quando questionados sobre qual seria o Prémio eleito caso pudesse existir apenas 1, a “Escolha do Consumidor” continua a ser o escolhido (37%), tendo registado nesta avaliação uma subida de 7pp. em relação à avaliação anterior.

Como se isso não bastasse, ainda somos líderes em quota de mercado, após verificação de dados financeiros de todos os players neste mercado. A liderança sabe bem, mas não é a liderança que nos move. O que nos move é darmos o nosso melhor – metodologia; relacionamento com as marcas e o consumidor; honestidade -, em prol de todas as marcas que avaliamos. Sempre que uma marca é Escolha do Consumidor ou Escolha dos Profissionais, estamos a criar um desequilíbrio no mercado a favor dessas marcas. É por isso que o nosso melhor argumento é a nossa metodologia, porque cada vez que alguma marca refere que é a nº1 segundo as nossas avaliações, o consumidor saber que isso é verdade. Votos de um bom ano de 2021.

 


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