Aos Olhos do Recheio, os portugueses tendem a consumir, cada vez mais, produtos alimentares de qualidade ou mais económicos?

O Recheio é um negócio B2B que serve quer o segmento de retalho tradicional quer o segmento HoReCa. Tal significa que, apesar de não acompanharmos de forma direta o comportamento dos consumidores finais, vemos refletido no comportamento de compra dos nossos clientes o que que acontece ao nível do mercado.

Em 2021 assistimos ao crescimento do mercado devido à retoma do COVID que impactou sobretudo o canal HoReCa. Ao nível do retalho de proximidade vemos também que este saiu com uma posição reforçada e que muitos clientes retomaram o hábito de comprar na vizinhança. Ainda assim estamos conscientes que o impacto da inflação no consumo de bens alimentares é grande e que o comportamento de compra dos Portugueses se está a ajustar, quer porque decidem comer menos vezes fora de casa, quer porque optam por alimentos de menor valor ou porque acabam por armazenar menos.

Conscientes do impacto que o nosso negócio tem na economia e na vida dos portugueses o Recheio de tudo tem feito para não transferir para os seus clientes a totalidade do impacto da inflação, garantindo sempre preços competitivos e alternativas para os seus clientes.

 

Como se distinguem da concorrência?

Os elementos mais distintos da nossa proposta de valor são claramente a qualidade dos nossos frescos e da nossa marca própria, que aliados a preços muito competitivos garantem que os nossos clientes têm as condições necessárias para operar um negócio sustentável e rentável.

Para além disso, e apesar de termos uma proposta omnicanal, sabemos como é importante os nossos clientes terem um rosto, alguém que representa esta relação de parceria e por isso apostamos muito nos nossos recursos humanos e fazemos das nossas pessoas e da relação que constroem com os nossos clientes a principal bandeira.

 

Quais são os produtos mais procurados pelos consumidores? Porquê?

Temos uma diversidade grande de procura. A mercearia básica é obviamente comum à maioria dos clientes, mas também os frescos em particular, frutas e legumes e as bebidas são categorias muito procuradas. Vemos uma crescente procura pelas marcas próprias, mas também por marcas representadas que oferecem uma especialização no negócio dos nossos clientes.

 

De que forma o Recheio incentiva os consumidores a reduzir o impacto ambiental?

O Recheio adota na sua operação diária uma grande diversidade de medidas de sustentabilidade.  Destas destaco em particular tudo o que fazemos ao nível da saúde pela alimentação para reduzir sal gorduras e açúcares bem como aditivos de todos os produtos. Esta é uma forma de levar produtos nutricionalmente mais equilibrados aos nossos clientes e impactar toda a cadeia de valor.

Também as embalagens dos nossos produtos são cuidadosamente pensadas e desenhadas, respeitando as regras do programa de eco-design, para terem o menor impacto ambiental possível.

Disponibilizar e informar os clientes sobre esta oferta possibilita que os clientes façam escolhas mais conscientes e que possam também eles optar por impactar o ambiente e a alimentação dos seus clientes.

 

O que significa para o Recheio ser a Escolha dos Profissionais na categoria “Distribuição Grossista” há 8 anos consecutivos e quais são os benefícios associados?

Este foi de facto o 8º ano consecutivo em que o Recheio foi eleito pelos seus clientes como referência no setor. O entusiasmo com que recebemos este reconhecimento é o mesmo como se do primeiro se tratasse, acrescido de uma ainda maior responsabilidade de fazer mais e melhor, porque só assim vamos continuar a merecer a preferência dos nossos clientes.

Este prémio significa por um lado o reforço aos nossos clientes de que somos uma boa escolha, e internamente funciona como um reconhecimento para os nossos colaboradores de tudo o que fazemos.

Vanessa Silva

Diretora de Marketing

Recheio

 

Curiosidades sobre a Vanessa:

Formação: Gestão

 

Recheio foi eleito Escolha dos Profissionais 2022. Sabe mais aqui


Conhece aqui a Escolha do Consumidor