Aos Olhos do Aldi, os portugueses tendem a consumir, cada vez mais, produtos alimentares de qualidade ou mais económicos?

O preço é sempre um fator importante, principalmente em momentos de recessão. Aliás, foi recentemente divulgado um inquérito internacional realizado pela Kantar Wordplanel, que mostra que o aumento do custo de vida já está a levar a mudanças nos hábitos de consumo, com as famílias a fazerem as suas refeições mais vezes em casa e a procurarem produtos mais baratos ou em segunda mão. E acreditamos que esta realidade não seja muito diferente da das famílias portuguesas.

Desde o início da pandemia, e agora com a situação na Ucrânia, que o setor do retalho alimentar tem procurado adaptar-se e dar respostas rápidas às várias alterações no mercado. E, perante este contexto de incerteza, na ALDI, estamos continuamente à procura de alternativas para que os consumidores não sejam afetados pelas mesmas, mantendo-nos fiéis ao nosso princípio enquanto discounter: oferecer produtos diferenciadores de elevada qualidade, ao melhor preço.

 

Como se distinguem da concorrência?

Sabemos que nos destacamos não só em termos de posicionamento, mas também ao nível de produtos. Os clientes procuram-nos quer pela qualidade dos nossos artigos e pelo seu preço acessível, quer pela experiência de descoberta de artigos diferenciadores, alimentares ou não alimentares, que trazemos semanalmente.

Desde a nossa entrada no mercado nacional, há 16 anos, que nos temos preocupado em escutar e perceber como podemos fazer a diferença, junto dos consumidores portugueses. Queremos ir ao encontro das exigências e principais necessidades dos nossos clientes, oferecer-lhes exatamente aquilo que precisam. Este é o nosso ponto de partida.

 

Quais são os produtos mais procurados pelos consumidores? Porquê?

Mais do que destacar um produto, é a qualidade dos nossos artigos e a oferta de marcas exclusivas, aliadas a preços competitivos, que faz os portugueses regressarem às nossas lojas. Qualidade essa que é transversal a todas as categorias, desde a nossa seleção de produtos frescos, biológicos, vegetarianos/vegan, assim como a nossa cuidadosa seleção de fruta e legumes, carne nacional, pão e pastelaria e oferta de produtos alimentares e não alimentares temáticos, de stock limitado.

Os consumidores portugueses estão recetivos a experimentar novos produtos e novas marcas, e são sensíveis a novas tendências de consumo, pelo que continuamos empenhados em continuar a oferecer-lhes o melhor, acompanhando de perto a evolução do mercado.

 

De que forma o Aldi reduz o seu impacto ambiental?

Estamos constantemente a expandir as nossas gamas de produtos sustentáveis, a implementar medidas para evitar o desperdício alimentar, a reduzir as nossas embalagens e a utilizar o menor número de recursos possível, sempre com enfoque na economia circular.

Uma das nossas grandes prioridades é a aquisição responsável de matérias-primas e a produção sustentável ao longo das cadeias de abastecimento, a fim de minimizar o impacto para o ambiente e para a sociedade. O cumprimento das normas ambientais é um pré-requisito para que os nossos produtos obtenham um dos muitos rótulos, selos ou certificados de sustentabilidade.

Desenhar embalagens cada vez mais sustentáveis é outra das nossas prioridades e, por isso, apostamos em reduzir materiais, aumentar a eficiência dos mesmos, melhorar a reciclabilidade e incorporar plástico reciclado e outros materiais reciclados.

 

 O que significa para o Aldi ser Escolha do Consumidor e quais são os benefícios associados?

Termos sido novamente distinguidos significa que os portugueses confiam em nós e estão mais recetivos às nossas marcas e produtos, motivando-nos a trabalhar com ainda mais empenho, para crescermos em novas e nas atuais categorias, com uma oferta mais completa e variada, aumentando os padrões de qualidade pelos quais já somos conhecidos.

O segmento das marcas próprias é um dos nossos pilares estratégicos, pois é aqui que conseguimos controlar a qualidade da nossa oferta e conduzir à fidelização. Atualmente, mais de 85% dos nossos artigos são de marcas próprias e exclusivas, e continuar a fazer parte do leque de marcas eleitas pelos consumidores portugueses mostra-nos que estamos no caminho certo.

Ricardo Santos

Managing Director MarCom

Aldi Portugal

 

Curiosidades sobre Ricardo:

Formação: Gestão de Empresas – ISCTE

Marca da sua vida: ALDI

Fonte de inspiração: A minha Mãe

 

Bake Off, GutBio e Tesouros do Mar, marcas próprias do Aldi, foram eleitas Escolha do Consumidor 2022. Sabe mais aqui


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