O peru e o bacalhau são, sem dúvida, as estrelas nas mesas dos portugueses no dia da consoada. Tudo começou no século XVI, quando o peru representava poder e ostentação e só era consumido depois da Missa do Galo. Nessa altura a Igreja impunha jejum de carnes nos dias antes do Natal, para além da Quaresma, e assim o bacalhau ganhou popularidade na consoada. Foi através da necessidade de respeitar as regras católicas que fizeram do bacalhau num dos pratos principais desta festa cristã.

E como o português aprecia um bom bacalhau, a Escolha do Consumidor questionou aos portugueses quais os fatores mais relevantes para escolherem o melhor.

Sem dúvida que o sabor e a qualidade são os fatores-chave para a escolha deste peixe famoso, contudo a grossura das postas e o facto de ser um bacalhau bem seco, são determinantes para a melhor seleção. Já o bacalhau congelado, os consumidores preferem-no com menos quantidade de água e que seja bem demolhado.

Quando se escolhe um bacalhau, temos de ter atenção aos pormenores do peixe. O facto de ter imperfeições de corte não interfere com a qualidade e o sabor do mesmo, no entanto é de se evitar comprar um bacalhau com raios escuros de sangue nas abas ou outras manchas.

Por último, o bacalhau deverá ser bem corado, ou seja, ter uma cor amarelada, pois se for completamente branco significa que o processo de conservação não foi feito de forma correta, para além de que deve ser rijo e firme.

Neste estudo realizado por um painel de consumidores, a marca “Três Velas” foi eleita Escolha do Consumidor 2021, na categoria de “Melhor Marca de Distribuição de Bacalhau”, com um grau de satisfação de 80,73%.

Agora que já sabes escolher o melhor bacalhau, opta pela escolha dos portugueses Três Velas, nas lojas Lidl mais próximas de ti.

Guia do Consumidor 2021

Queres saber que outros aspetos deves ter em conta quando escolhes uma determinada marca ou produto