As limitações sociais impostas no contexto da pandemia levaram os portugueses a recorrer à tecnologia para conhecerem novas pessoas.

Desde aplicações de encontros, a redes sociais ou fóruns, milhões de utilizadores fazem regularmente novos amigos online. De acordo com o estudo da Kaspersky, 30,4% dos portugueses revelam que são mais extrovertidos e confiantes no mundo digital do que quando se relacionam com alguém na vida real.

Segundo a investigação da Kaspersky, 26% dos inquiridos que utilizam redes sociais ou fóruns online afirmaram mesmo que se torna mais fácil conhecer novos amigos online do que pessoalmente.

Mas o online também apresenta grandes desafios, já que o aumento das relações virtuais tem feito com que muitas pessoas se sintam ainda mais isoladas e sós. Ainda assim, para 14% dos portugueses a ligação emocional que têm com os amigos no mundo online é mais forte do que com aqueles com que se relacionam pessoalmente. 

“Embora possa parecer um paradoxo, a verdade é que o digital continua a permitir aproximar pessoas fisicamente distantes, mas também pode gerar distanciamento – e, em casos mais extremos, pode levar ao isolamento social. Apesar da internet e das tecnologias terem sido um suporte fundamental na altura do confinamento, não nos podemos esquecer que os contactos afetivos e sociais são muito importantes para o desenvolvimento social e para quebrar a solidão – nos mais velhos, mas também nos mais novos”, explica em comunicado Ana Rita Salazar, psicóloga.

 

Fonte


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor