O comércio online está a crescer em Portugal e a conquistar cada vez mais consumidores – de facto, tal é visível no aumento do número de clientes e dos montantes gastos pelos consumidores.
 
De acordo com os resultados do inquérito realizado entre os dias 12 e 23 de março de 2019, a respeito do Observador Cetelem ecommerce 2019, cada consumidor gastou em média cerca de 600€ nos 12 meses anteriores ao inquérito, um crescimento de 12% que representa aproximadamente mais 60€ face ao mesmo período no ano anterior.
 
Nos próximos 12 meses, 80% dos portugueses tencionam gastar o mesmo. Já 14% esperam gastar mais em compras online e apenas uma minoria (7%) indica pretender reduzir os seus gastos.
 
Numa análise mais detalhada, é possível verificar que os portugueses entre os 25 e os 34 anos são os que mais gastam (744€), seguidos dos consumidores entre os 45 e os 54 anos (728€). Na Grande Lisboa (17%) e na região Sul (24%), os consumidores pretendem gastar entre 250€ e 499€ e, no Grande Porto, 29% dos inquiridos assumem gastar entre 500€ e os 1199€.
 
Atualmente, 39% dos portugueses confirmam realizar compras online, um crescimento de 19% face ao ano anterior. Destes, 32% confirmam ter realizado compras online nos últimos 12 meses e 7% indicam que a última compra que efetuaram foi há mais de um ano. Em 2018, apenas 25% confirmavam ter realizado compras online nos últimos 12 meses, o que significa um crescimento de 28% em apenas um ano.
 
Ainda assim, e apesar da se estar a assistir à diminuição dos portugueses que não fazem compras online (62% este ano versus 68% em 2018), o país continua longe da média europeia, que, de acordo com dados divulgados pelo INE/Eurostat, se situa acima dos 50%.
 
Numa visão regional – somando os que fizeram compras nos últimos 12 meses com os que fizeram há mais tempo – verificamos que há mais compradores no Centro (41%) e entre a população do Sul do país (39%) do que no Norte (33%). Há também mais compradores online entre a população da Grande Lisboa (45%) do que no Grande Porto (36%).
 
O hábito de comprar online é também mais comum entre os que têm entre 25 e 34 anos (58%) e entre 34 e 44 anos (52%), sendo menos frequente entre os que têm mais de 55 anos (3%). A probabilidade de um individuo fazer compras online é também maior à medida que aumentam habilitações e rendimentos: assim, 86% dos inquiridos de classe alta e média alta confirmam fazer compras online e apenas 1% dos consumidores com habilitações e rendimentos mais baixos dizem fazer aquisições nas plataformas de comércio eletrónico.
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