A DeA Designarte – Brand Activation modelou a assinatura da mais recente destilaria de autor do país, a MVP Gin, de onde sai o primeiro gin do Ribatejo: Gotik.
São 21 os botânicos presentes (alguns produzidos pela empresa) e deles fazem parte o zimbro português e a abóbora-manteiga, para além de sementes de coentros, pimenta-rosa, cardamomo, noz, tomate, framboesa, amora, morango, erva de São Roberto, hipericão, orégãos, tília, rosmaninho, alecrim, tomilho, flor de laranjeira, limão, tangerina e canela. “Criámos um gin nacional de carisma regional na categoria Ultra Premium, a pensar no consumidor mais exigente e conhecedor. Cada garrafa oferece os sabores e a marca Ribatejo, associados a um modo de produção ancestral de extração de aromas para a produção da bebida”, detalha Gonçalo Pereira, um dos cinco empreendedores do projeto e gerente da MVP Gin.
A homenagem a Santarém e ao traço gótico de muitos dos seus monumentos extravasa igualmente para o rótulo (na edição “Santa Clara”), onde são impressas a letras garrafais as coordenadas geográficas da igreja ex-libris da cidade e o desenho da rosácea que rasga a respetiva fachada principal.
O posicionamento do Gotik é, contudo, internacional. Como precisa Gonçalo Pereira, trata-se de um produto “vocacionado para a exportação”, dirigido ao “mercado profissional e conhecedor de gin não contemporâneo”. A bebida voltou mundialmente às preferências de muitos consumidores e, nessa retoma, a marca quer ser um contribuinte líquido do “regresso às origens” do gin enquanto destilado nobre. “