Os últimos meses têm sido de clausura, medo, perdas e incertezas em relação ao futuro. Mas falta pouco para o Verão e o ideal este ano é mesmo fazer as férias “cá dentro”.
Fazer turismo em Portugal durante as férias de Verão pode ser surpreendente em muitos aspetos. Reunimos por isso, uma lista com 7 destinos low-cost, onde pode tirar ótimas férias a um preço aconchegante.

 

Dornes

A charmosa Vila de Dornes ao entardecer

A charmosa Vila de Dornes ao entardecer

Já ouviu falar em Dornes? Não? Mas devia. Para quem gosta de fazer férias em Portugal, não conhecer esta vila à beira do rio Zêzere é, simplesmente, um sacrilégio. Situemo-nos primeiro: este destino fica no concelho de Ferreira do Zêzere, distrito de Santarém. Trata-se de uma península, o que dá um charme ainda maior a esta vila de cariz bastante religioso.

Aqui, pode aproveitar a praia fluvial de Dornes ou, caso pretenda, explorar as imensas praias deste género na região. A barragem de Castelo de Bode fica perto e é mais um local para desfrutares do sossego do Centro de Portugal.

São apenas 21 km quadrados de terra mas, ainda assim, é vital que visites a Torre e a Igreja de Dornes, símbolos maiores deste destino. Os (poucos) cafés que existem são óptimos e na maior parte das vezes, com vista para o rio.

P odenão querer ficar por aqui uma semana, mas é certamente um dos locais mais românticos para umas mini-férias em Portugal. E, para umas pequenas férias de Verão, nada melhor que fugir das filas para ir à praia ou para arranjar lugar numa esplanada.

 

Alcoutim

De Alcoutim podes chegar a Espanha facilmente

É para Sul que nos dirigimos agora. Este é o tipo de Algarve que, acreditamos que vai gostar: sem trânsito, com pouca gente, gastronomia típica e com vários locais interessantes para conhecer.

E porquê Alcoutim durante as férias de Verão? Tem História — Castelo Velho de Alcoutim, Ermida de Nossa Senhora da Conceição, Vila Romanda do Montinho das Laranjeiras ou a Fortaleza de Alcoutim e Gastronomia, com destaque para o peixe fresco.

Depois, tem a vertente mais radical em que pode conhecer o destino e ter contacto direto com a Natureza através de passeios a pé ou de bicicleta. Se quiser um pouco de mar salgado, vá até Vila Real de Santo António e aproveite as praias de água quente. Atlânticas mas já influenciadas pelo Mediterrâneo. E, desta forma, consegue fazer férias baratas em Portugal.

 

Cacela Velha

A vista da extensão de Cacelha Velha. Dá vontade de lá ir

A vista da extensão de Cacelha Velha.

A Sul, no Algarve, apresentamos mais uma vila perfeita para fazer as suas férias em Portugal: Cacelha Velha. Escapadinha ou férias de Verão mais alargadas são duas opções que fazem sentido. Deixamos a decisão nas suas mãos.

Começamos pelo óbvio: a Praia da Fábrica, também conhecida como Praia de Cacela Velha, foi considerada uma das melhores do mundo pela edição espanhola da revista Condé Nast Traveler. O acesso é limitado, mas acessível, já que por apenas 1,5€ e em pouquíssimos minutos estamos numa praia deserta de areia branca e água morna. Um cenário digno de Caraíbas ou Sudeste Asiático, mas… no Algarve.

Outra das atracções desta vila é a muralha de Cacela-a-Velha, que foi edificada sobre uma arriba fóssil com cerca de um milhão de anos. Deste local, é possível contemplar a ria Formosa e a ilha-barreira onde se situa a praia. Podendo, acompanha este momento com o lingueirão e umas ostras.

Aproveite ainda para passear por Cacela Velha e mergulha no Algarve mais profundo que vai conhecer até hoje. Aqui, tudo é simples, tudo é antigo, tudo é acolhedor.

 

Ponte da Barca

Atravessa a ponte do séc. XV sobre o Rio Lima para chegares a Ponte da Barca

Atravesse a ponte do séc. XV sobre o Rio Lima para chegar a Ponte da Barca

As escapadinhas em Portugal têm uma enorme vantagem: à volta do local que escolhermos para as nossas férias de Verão, temos sempre uma enorme variedade de destinos a visitar. Assentemos arraiais em Ponte da Barca, no Alto Minho. O rio Lima é uma das suas atracções, além da vila, alicerçada numa arquitetura que nos faz recuar alguns anos. Séculos, até.

Durante as férias de Verão, os vários emigrantes chegam a Ponte da Barca e tornam o destino num caldeirão de emoções com várias festas. E é durante as celebrações que não pode perder o caldo verde e o de farinha, o bacalhau frito, o chouriço assado, o arroz de feijão e a massa à lavrador. A acompanhar, vinho verde fresco. Isto, no que a gastronomia e vinhos diz respeito.

Porém, além de comer e beber, deve passar a vista pela Ponte sobre o Lima, a Igreja de Ponte da Barca, a Igreja e o Mosteiro de Bravães, o Castelo do Lindoso e ainda o Museu de Cristais de Quartzo.

Mesmo numa lógica de férias baratas em Portugal, podemos experimentar o que está à volta: visita Arcos de Valdevez, Monção, Ponte de Lima e dê um pulo até ao Gerês.

 

Peso da Régua

Ao lado do Rio Douro, Peso da Régua tem um charme especial

Ao lado do Rio Douro, Peso da Régua tem um charme especial

No meio desta lista de destinos que encaixem no conceito de escapadinhas em Portugal para as suas férias de Verão, regressamos ao Norte e estacionamos em Peso da Régua.

E é por aqui que iniciamos as nossas sugestões: aproveite para dar um passeio de barco pelo segundo maior rio português. Se a atividade terminar durante o final de tarde, mantenha-se à beira-rio e deguste algumas das iguarias da região: vinho do Douro (branco ou tinto), acompanhado por queijos, pão e enchidos.

Esta cidade do distrito de Vila Real permite ainda que faça duas coisas: a primeira, é que desligue do turbilhão da cidade e que se esqueça que existem combustíveis fósseis. A segunda, é poder desfrutar, lentamente, de uma das zonas mais bonitas do país, sempre com uma temperatura amena, sem os excessos normais desta fase do ano em Portugal.

O que tem, então, para ver/visitar? A saber: o Miradouro de São Leonardo e de São Domingos, o Museu do Douro e, caso se sinta com força, pode dar uma volta no Comboio Histórico do Douro e apreciar as vistas de cortar a respiração. Se preferir a bicicleta, também se arranja. É turismo em Portugal e são férias de Verão, mas sem ter que criar um buraco na sua conta bancária.

 

Castelo Rodrigo

As ruazinhas e a torre do relógio em Castelo Rodrigo.

As ruazinhas e a torre do relógio em Castelo Rodrigo.

É verdade, temos um certo fascínio por regiões que façam fronteira com Espanha quando o assunto é fazer férias em Portugal de forma pouco dispendiosa. É o caso de Castelo Rodrigo, uma freguesia que pertence ao concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Um local perfeito para as suas férias de Verão, já que irão permitir mudar a vista do sol e praia para uma aldeia histórica do país, rodeada de serra. Aliás, este é daqueles locais onde se respira História a cada passo que se dá. Ora vejamos: Bombardeiras Cruzetadas, Casa da Câmara, Casa da Misericórdia, o Castelo, a Cisterna Medieval, os Torreões Semi-Circulares, a Porta do Sol, a Igreja Matriz, o Pelourinho e o Palácio do Castelo de Moura são alguns dos locais de visita obrigatória e que contarão, sempre, um pedaço da História do nosso rectângulo.

Tudo isto deve ser feito a pé, com calçado confortável, pois vai subir e descer pequenas ruas que lhe farão perder o fôlego.

Depois, claro, tem a gastronomia. Entre o presunto, o vinho — tanto do Dão como do Douro — o mel, as amêndoas… bem, é melhor ficarmos por aqui.

À volta, tem ainda Almeida. A cidade da Guarda também está perto, caso pretenda um pouco de vida urbana, ainda que com pouca agitação.

 

Comporta

O paraíso da Comporta.

O paraíso da Comporta.

As nossas férias de Verão podem ser mais simples do que aquilo que, inicialmente, possamos pensar: a apenas uma hora de distância de Lisboa encontramos um destino fabuloso para a sua escapadela em Portugal. Chama-se Comporta.

A praia é um dos pontos de paragem obrigatória do turismo em Portugal enquanto aqui estiver. Areia branca, águas calmas, azuis e translúcidas. Perfeitas para dar aquelas braçadas.

Férias em Portugal, perto de uma zona costeira, obrigam, todos os dias, à ingestão de peixe grelhado com vista para o mar. Ou então, no centro da freguesia, onde os restaurantes típicos abundam. O final de tarde irá pedir o óbvio: caracóis e uma ou duas imperiais.

É importante saber que a Comporta está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado, o que faz com que esta região tenha mais de 200 espécies de aves. A observação das mesmas é uma das nossas sugestões. Outra, esta obrigatória, é visitar o Museu do Arroz. Um espaço que lhe vai contar a história da região, associada ao arroz, através de vídeos, fotografias e utensílios usados desde 1830 — data em que aquela cultura foi instituída por estas bandas.

Não se esqueça, está perto de Tróia, a norte — excelentes praias, parte II — e do Carvalhal, a sul — excelentes praias, parte III. No fundo, é só escolher as localidades para usufruir da melhor forma das suas férias em Portugal.

 

Fonte


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor