Ter necessidade de fazer várias refeições durante o dia (além das três principais) é o motivo mais apontado pelos portugueses quando questionados sobre o porquê de consumirem snacks. De acordo com um estudo elaborado pela MultiDados, 43,1% dos inquiridos aponta para esta razão.

Por outro lado, 30,5% diz que os snacks constituem a opção mais fácil de transportar e consumir no trabalho. Há ainda quem indique como justificação o facto de seguir uma dieta equilibrada (17%).

Por categorias, a MultiDados mostra que banana é a fruta preferida de quem opta por este tipo de alimentos para snack, seguindo-se a maçã, os morangos e as cerejas. A grande maioria (95,7%) consome a fruta ao natural e apenas 4,3% recorre aos batidos.

Nas barritas, a Nestlé é a marca preferida (27,2%), à frente da Kellogg’s, Continente, Fitness e Prozis. Segundo a MultiDados, cuja análise assenta em indicação espontânea de marcas, Lay’s é a insígnia que se destaca no campos das batatas, com Ruffles, Continente, Matutano e Pingo Doce a ocupar os lugares seguintes.

Já nos iogurtes, Danone (35,6%), Mimosa, Continente, Corpos Danone e Pingo Doce são as marcas preferidas. Por outro lado, no que a queijo diz respeito, Limiano lidera (15,6%), seguindo-se Terra Nostra, A Vaca que Ri, Agros e Babybel.

A categoria de enlatados, por seu turno, conta com Bom Petisco no primeiro lugar (13%), destacando-se ainda Continente, Ramirez, Pingo Doce e Bonduelle. Quem é mais adepto de cereais para matar a fome entre refeições mostra preferências mais dispersas: a Nestlé surge no topo com 8,6% dos inquiridos mas seguida de perto pela Kellogg’s com 6,6%. Os lugares seguintes pertencem a Fitness, Nestum e Continente.

Na categoria de bolachas, as marcas preferidas também mostram maior concorrência. Embora Oreo (9,6%) e Maria (7,6%) liderem, há outras oito marcas que se distinguem também: Continente, Cuétara, Gullón, Belvita, Saborosa, Milka, Filipinos e Nacional.

Por fim, quando o assunto é frutos secos, o estudo não refere marcas. Indica apenas que amendoim é o preferido para snack (65,2%), seguindo-se noz, caju, amêndoa e pistáchio. A maioria (79,3%) prefere comprar já embalados.

A análise tem por base inquéritos realizados entre os dias 15 de Maio e 15 de Junho a utilizadores registados na plataforma online da MultiDados. Os inquiridos são maiores de 18 anos, de ambos os géneros, residentes em Portugal Continental e Ilhas.

 

Fonte


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor