Desde o início o da pandemia, o consumo sofreu as mais variadas alterações destes últimos anos. Os consumidores foram mudando as suas prioridades, tendências e os seus comportamentos e é neste sentido que a Kantar fez uma análise ao consumo a três países da Europa – Espanha, França e Reino Unido, ficando sempre a dúvida de como será o comportamento dos consumidores quando tudo regressar à normalidade.

Neste estudo, a Kantar – especialista mundial no comportamento dos consumidores, define 4 perfis de consumidores distintos: os Seguros; os Realistas; os Desafiados e os Vulneráveis.

 

Os 4 perfis são:

  • Os Seguros tendem a ser mais velhos, reformados e a viver num lar de uma ou duas pessoas apenas. Têm um maior rendimento disponível e, geralmente, são de classe social mais elevada. O seu nível de vida não foi afetado pela pandemia e, geralmente, são otimistas quanto ao futuro (71%). Possuem uma grande confiança que as marcas e os retalhistas desempenham um papel na recuperação económica. No futuro, pretendem comprar mais no comércio local.

 

  • Os Realistas tendem a ser mais novos e com família constituída. Na generalidade, a sua situação profissional é estável e pertencem a classes sociais mais altas. Apesar do seu rendimento ter sido ligeiramente afetado durante a pandemia, não estão muito preocupados quanto ao futuro e apenas 11% antecipa uma perda de rendimentos. Não confiam no papel das marcas e dos retalhistas na recuperação económica. No futuro, pretendem comprar mais no comércio local.

 

  • Os Desafiados tendem a ser mais novos e com família constituída. Em modo geral, trabalham e pertencem à classe média. O seu rendimento foi significativamente afetado pela pandemia e não antecipam uma melhoria em breve. Ainda assim, são muito otimistas de que tudo se irá resolver e 81% está otimista quanto ao futuro. Acreditam no papel das marcas e dos retalhistas na retoma e pretendem comprar mais no comércio local e no discount.

 

  • Os Vulneráveis, normalmente são consumidores de idade média, com família constituída. Neste perfil enquadram-se consumidores que estão a trabalhar, reformados e desempregados. Os seus rendimentos foram os mais afetados pela pandemia e, consequentemente, estão muito pessimistas quanto ao futuro (apenas 36% se mostra otimista). Não confiam nas marcas e nos retalhistas e, futuramente, pretendem comprar mais no discount.

    Conheça aqui a Escolha do Consumidor