Numa época em que o consumo tecnológico será muito superior ao normal, ficam algumas conclusões de que estudo realizado pela Netsonda, junto de uma amostra de 300 consumidores, com idades entre os 15 e mais de 65 anos, sobre o comportamento dos portugueses face ao consumo de tecnologia em geral.

 

  1. Acesso a conteúdos online

Os consumidores portugueses acedem maioritariamente a conteúdos através de smartphone (86%) e portátil (71%). Com menos expressão surgem o computador de secretária / desktop (42%) e tablet (37%)

 

  1. Utilização de redes sociais

As redes sociais mais utilizadas pelos portugueses são o Facebook e o Whatsapp, (ambos com 86%), logo seguido do Facebook Messenger (75%) e Instagram (70%).Seguem-se a estes o Twitter (28%), Pinterest (14%), Snapchat (12%) e Linkedin (10%).

 

Quando questionados sobre o tempo de consulta nas redes sociais, constata-se que as redes com maior utilização (a cada 2/3 horas ou a todas as horas do dia), são o Whatsapp (67%), seguido do Instagram (56%) e Facebook (55%).

Surgem de seguida Facebook Messenger (48%), Pinterest (30%).

Twitter (16%), Snapchat (12%) e Linkedin (10%) são as que menos tempo ocupam aos portugueses, sendo este último apenas utilizado cerca de 2 a 5 vezes por semana para 48% dos inquiridos.

 

  1. Plataformas de streaming

No que respeita a plataformas de streaming, o Youtube (89%) é o mais utilizado, seguido do Instagram (47%), Netflix (45%) e Spotify (44%).

Twitter (12%) e HBO (12%) são os menos utilizados.

Quando se trata de plataformas de streaming pagas, 56% revela não pagar nenhuma. Dentre os que pagam a Netflix (36%) é a preferida, seguida do Spotify (13%) e HBO        (6%)

 

  1. Compras online

Quando se trata de escolha de sites/apps para fazer compras online, as escolhas recaem maioritariamente sobre Aliexpress.com (42%), Ebay.com (34%), Olx.pt (34%) e Worten.pt (31%).

Wook.pt (28%) e Continente.pt (26%) surgem numa escolha intermédia e por fim: Prozis.com (16%), Laredoute.pt (14%), Amazon.es (13%), Showroomprive.com (11%), Elcorteingles.pt (9%), Perfumesecompanhia.pt (8%) e Tiendanimal.pt (7%). 18% dos inquiridos revela que escolheria outros sites, onde se destacam a Fnac.pt, Ticketline, Sapo.pt, Cinema.nos.pt, Amazon e Zara.pt

 

Quanto às razões pelas quais fazem compras na internet, são maioritariamente relacionados com a conveniência, – Não preciso de me deslocar (59%), É mais conveniente (45%), É mais barato (44%), É mais rápido (33%) e Não preciso de carregar / transportar as compras (32%) -, mas também com as opções de escolha serem mais (35%) e informação mais clara – Tenho mais informação (25%) e preços são mais claros (15%)

 

Para aqueles que ainda não fazem do online uma opção de compra ou o fazem muito raramente, as razões estão relacionadas com a preferência por tratar das coisas presencialmente (78%).

O facto de considerar não ser seguro representa 24% e a falta de confiança na entrega 17%. Apenas 11% refere não ter meios de pagamento adequados enquanto 7% refere não encontrar o que procura e 4% referir não lidar bem com novas tecnologias.

 

Os consumidores portugueses, no momento de optar pela compra online, optam por pesquisar em motores de busca (ex: Google, Sapo, Yahoo) (80%) e nos sites das marcas (78%). As redes sociais, apenas representam 25% dessa escolha.

 

  1. Importância das avaliações online

78% dos inquiridos tem por hábito ler/ver os reviews online das marcas antes de tomar uma decisão de compra. Neste aspeto os inquiridos dividem-se sobre a importância da avaliação online e da recomendação pessoal.

52% referem confiar tanto na avaliação online como numa recomendação pessoal, enquanto 48% confiam mais numa recomendação pessoal.

62% dos inquiridos já fez review da sua experiência de compra e a maioria (515) é levado a fazê-lo em todas as experiências que tem com a marca, seguido de 35% que só o faz com uma experiência positiva e 14% que só o faz com uma experiência negativa.

Cerca de 84% assume ver avaliações online dos produtos que pretende comprar.

 

No que respeita à importância das avaliações para julgar a escolha por uma determinada marca, produto ou serviço, avaliamos se acordo com os seguintes fatores:

  • 46% dos inquiridos revela ser muito permeável à classificação geral de estrelas, contra 22% que considera não ter qualquer interesse
  • 39% dos inquiridos é muito condicionado pelo sentimento dos reviews, contra 28% que considera não ter qualquer impacto nas suas decisões
  • 47% dos inquiridos é muito condicionado do pelos reviews mais recentes, contra 21% que considera não influenciar a sua decisão
  • 77% dos inquiridos ser mais importante a sua experiência passada e apenas 6% contraria esta afirmação
  • 76% dos inquiridos afirma ser muito importante a informação de marcas no instagram e apenas 6% contraria a mesma afirmação

 

Fonte


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