Todos os anos, na ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor – apresentamos  as melhores marcas em Portugal. Esta escolha  é feita através de um painel de consumidores, que, durante o processo de avaliação, nos dá informações relativas aos aspetos que consideram mais importante quando escolhem um determinado produto ou serviço.

Agências de Viagens foi uma das categorias avaliadas e os consumidores indicaram-nos que na sua seleção têm em conta o seguinte:

1. Capacidade de resposta aos problemas

Se este aspeto já era importante, tornou-se ainda mais após o aparecimento da Covid 19. A pandemia levou ao cancelamento,  re-agendamento e reembolso de milhares de viagens. E quem o fez por conta própria, passou a dar mais valor ao papel das agências de viagens.

Com uma quantidade considerável de incertezas e regras que a pandemia nos trouxe, e que se vão alterando semanalmente, há uma grande oportunidade para as agências de viagem serem mais importantes do que nunca, pois têm acesso informação inestimável  ​​e insubstituível.

2. Clareza na informação sobre o roteiro

A clareza é importante em todos os aspectos de uma negociação, mas na explicação do roteiro, torna-se fundamental para não haver falsas expectativas e desilusão com viagem. Com um roteiro bem feito e bem explicado, a viagem será certamente mais organizada e evita momentos de ansiedade e a criação de falsas expectativas.

3. Procedimentos a adotar perante imprevistos

Imprevistos acontecem em todas as viagens e é sempre bom termos espaço para o improviso, no entanto há imprevistos que podem estragar uma viagem ou pelo menos influenciar na boa disposição do cliente. Por isso, é bom contar com o apoio da agências de viagens.

Os nossos consumidores consideraram também importante ter em linha de conta os seguintes aspetos:

Atendimento personalizado:

Mesmo quando se compra um pacote de viagem onde está “tudo incluído”, o consumidor gosta de ser tratado como único.

Relação de confiança:

Mais do que uma relação transacional, trata-se de uma relação humana. Onde o consumidor confia no agente de viagens para lhe dar a melhor informação e serviço.

Histórico/fiabilidade da agência

É importante para o cliente conhecer o histórico da agência ou do agente de viagens. Saber que  tem trabalho feito e avaliado por outros consumidores, dá-lhe mais confiança à compra.

Após avaliarem um conjunto de Agencias de Viagens o nosso painel de consumidores decidiu que Abreu – Agência de Viagens é a marca que melhor corresponde às exigências dos consumidores portugueses, com um grau de satisfação de 82,45%.

 

Guia do Consumidor

Queres saber que outros aspetos deves ter em conta quando escolhes uma determinada marca ou produto?