O momento de escolher qual o melhor colchão é decisivo para um sono tranquilo e para um bom acordar, proporcionando deste modo, uma melhor qualidade de vida. Anualmente, são apresentadas as melhores marcas em Portugal através da Escolha do Consumidor, onde é realizada uma avaliação rigorosa por um painel de consumidores. Neste sentido, conseguimos apurar quais os aspetos mais relevantes para os mesmos na escolha de um produto ou serviço e quais as tendências de consumo. A categoria Colchões foi avaliada pelos consumidores e os fatores que privilegiam quando escolhem o melhor colchão são consensuais:
  1. Conforto
É sem dúvida o primeiro fator a ter em conta quando se escolhe um colchão, se é verdadeiramente confortável ou não. Uma boa noite de sono confortável é fundamental para o nosso bem-estar.
  1. Colchões ortopédicos / ergonómicos
Para além de confortável, os consumidores procuram um colchão que melhor se adapte ao seu corpo, geralmente sendo ortopédico ou ergonómico. Não importa quanto pesa, a altura ou a posição de dormir, mas sim a firmeza perfeita para uma ou duas pessoas, com a possibilidade de distribuição uniforme da pressão do corpo, de modo a manter a coluna alinhada.
  1. Durabilidade
Quando compramos um colchão é comum pensarmos na durabilidade do mesmo, se realmente irá manter-se firme e com as mesmas características de quando era novo. O ideal será obtermos a informação necessária de que de facto o colchão escolhido irá durar o tempo desejado.
  1. Possibilidade de entrega
A possibilidade de entrega em casa dos produtos que compramos, mesmo a compra não sendo efetuada online, é impreterível nos tempos que correm, principalmente quando o fazem em poucos dias. Os consumidores também acham relevante: – Garantias – A compra de um colchão é sempre um assunto sério, quando o trocamos, ou mudamos a cama ou simplesmente porque é o primeiro que compramos, o nosso desejo é que se mantenha em boas condições e que a marca nos dê as devidas garantias e até mesmo a possibilidade de troca, caso não vá ao encontro do que idealizávamos.  – Tipo de material (molas ou espuma) – A qualidade do colchão é o que nos permite fazer esta seleção, seja molas ou espuma, o importante é a marca disponibilizar diversas opções de nível de conforto para o consumidor ter opção de escolha. – Hipoalergénico– Um colchão hipoalergénico é projetado para prevenir reações alérgicas. Estes colchões são selados hermeticamente para impedir as células mortas da pele e óleos corporais entrem no material. Daí a importância de se investir num colchão hipoalergénico de alta qualidade. Como resultado desta avaliação efetuada pelos consumidores, a marca de colchões EMMA, foi distinguida com um grau de satisfação de 89,6%. www.colchaoemma.pt

Guia do Consumidor 2021

Queres saber que outros aspetos deves ter em conta quando escolhes uma determinada marca ou produto?