Os avanços tecnológicos e as mudanças de comportamento da sociedade terão cada vez mais impacto no mercado, obrigando as empresas a adaptarem-se, ainda, mais rapidamente às mudanças.

A forma como percebemos e interagimos com a tecnologia passa por uma transformação radical. A Inteligência Artificial desenha novas fronteiras para os negócios na chamada Indústria 4.0 (maioritariamente tecnologias relacionadas com a automação e troca de dados). Praticamente todas as aplicações, serviços e gadgets da IoT (Internet das Coisas) incorporam um aspeto inteligente para automatizar ou potencializar processos ou atividades humanas e com isto os processos organizacionais serão cada vez mais usados para monitorizar, analisar e controlar ambientes do mundo real.

Iremos assistir ao crescente papel do marketing B2B. Os negócios enfrentam, hoje, desafios novos e únicos, como a escassez de talentos, comoditização e o aumento da competitividade, entre outros. São desafios que exigirão colaboração interdepartamental, logo um alinhamento entre marketing, vendas, RH e operações.

Maior aposta na “experiência do consumidor”. Provavelmente a maior tendência para crescimento dos negócios é o foco na experiência do consumidor. Novas técnicas focadas no consumidor que forneçam experiências relevantes ao longo de todos os pontos de contacto são a melhor forma de construir, também, a fidelidade à marca.

Nos últimos anos o foco do branding (graças à internet, dispositivos móveis e social media) passou a ser individual. Especialmente quando falamos do marketing B2B. Hoje, branding executivo, ou o desenvolvimento da liderança elaborada, está a crescer. Quem compra quer saber a “origem e o porquê” por trás do negócio e conhecer o rosto da operação para construir confiança.

Aprimorar formatos, canais e mix, revela-se importante conforme mais canais e plataformas ficam disponíveis. O vídeo domina e a diversificação dos canais e conteúdos serão mais valiosos quanto o valor acrescido para os utilizadores de dispositivos móveis. Assistiremos à mudança do Twitter e do LinkedIn para formatos B2B não tradicionais.

O drip marketing tem crescido nos últimos anos e a tendência de “automação” irá continuar como também a integração de inteligência artificial e machine learning no marketing B2B.

Segundo a Forrester Research, “A inteligência artificial irá fornecer aos negócios acesso à informações e insights antes de estarem disponíveis.” Ao utilizar interfaces cognitivas, sistemas complexos e análises avançadas combinados com tecnologia de machine learning, as decisões das empresas em e-commerce, marketing, gestão de produto, entre outras, poderão acontecer quase que em tempo real.

E por fim, o já tão badalado marketing experiencial. A capacidade de oferecer aos consumidores a oportunidade de experienciar a marca na “vida real” ou no mundo virtual, irá crescer nos próximos anos, especialmente no B2B.

Um grande exemplo no B2C é o crescente uso da realidade virtual na venda de casas de luxo.

A vantagem competitiva no futuro é daqueles que possuam mecanismos e parceiros para identificar tendências tecnológicas nos negócios.