A digitalização, a automatização crescente e os novos modelos de negócios revolucionaram outras indústrias, e a automóvel não será uma exceção. Essas forças estão a dar origem a quatro tendências orientadas pela tecnologia no setor automóvel: mobilidade diversa, condução autónoma, eletrificação e conectividade.
 
Aliança de Mobilidade como Serviço é uma tendência de desenvolvimento no transporte, sinalizando uma mudança parcial de modos de transporte de propriedade pessoal para soluções de mobilidade. O principal driver deste serviço é através da construção de gateways unificados que permitem aos consumidores criar e gerenciar a sua viagem, onde os utilizadores podem pagar a totalidade através de uma única conta.

Esta tecnologia está a ser testada tanto para viajantes de lazer como para empresas que transportam mercadorias dentro de uma cadeia de suprimentos. Já existem prestadores de serviços de mobilidade que oferecem serviços orientados para viagens, como serviços de compartilhamento de viagens, programas de compartilhamento de bicicletas, automóveis e autocarros. Num futuro próximo, veículos autónomos farão parte desta rede integrada.

Os pagamentos por soluções de mobilidade como serviço são feitos por pagamentos mensais, quando os serviços são usados ​​regularmente; ou como pagamentos únicos, para uso ocasional. Para proprietários de automóveis, bem como empresas que mantêm sua própria frota, a opção de mobilidade pode ser uma opção menos dispendiosa do que o modelo tradicional de possuir um veículo.

Como um exemplo de como as empresas podem unir-se para desenvolver serviços de transporte integrados, a Aliança de Mobilidade como Serviço é uma parceria público-privada internacional que foi formada para criar as bases para uma abordagem comum aos serviços de mobilidade num único mercado aberto.

Os benefícios para as empresas não são apenas o transporte de mercadorias. As viagens múltiplas e os pagamentos coletados levam à geração de dados úteis que podem ser analisados ​​para decifrar potenciais clientes de viagens. Por sua vez, esses dados podem ser usados ​​para impulsionar melhorias no serviço. Fornece informações em tempo real para evitar congestionamentos e atrasos, além de permitir ao cliente obter o melhor preço para a viagem.

 
 
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