Trabalhar em casa já é sempre um desafio de concentração e produtividade, mas trabalhar em casa com filhos pode tornar-se numa missão impossível se não souber exatamente no que se concentrar – e como gerir o resto.

Partilhamos consigo algumas dicas práticas para que possa aplicar no seu dia-a-dia.

 

1. ACORDE ANTES DOS SEUS FILHOS

Estando a trabalhar em casa sem grandes obrigações de horários é comum deixarmo-nos estar na cama até mais tarde ou esperar que sejam os filhos a acordar-nos. Mas isso não vai ser nada produtivo para si!

Acorde o mais cedo que conseguir e aproveite esse tempo para adiantar as tarefas mais difíceis de fazer com eles por perto.

Podem ser apenas 30 minutos para escrever um email ou terminar de editar um artigo de blog, mas é um começo muito mais produtivo para o seu dia.

Se é daquelas que não aguenta mesmo madrugar e trabalha muito melhor à noite, então troque o horário e deite-se mais tarde para deixar algumas tarefas concluídas. O objetivo aqui é que consiga dedicar algum tempo de concentração completa ao seu trabalho.

 

2. SEPARE AS TAREFAS QUE EXIGEM MAIS ENERGIAS DAS QUE EXIGEM MENOS ENERGIA

Isto é uma tática básica no mundo dos experts em produtividade – porque funciona mesmo.

O princípio geral é dividir a sua lista de tarefas entre tarefas grandes que exigem muita energia mental e emocional e tarefas pequenas que consegue completar facilmente.

Mas no caso de quem trabalha em casa com crianças no lugar de completar estas tarefas com base no seu próprio estado de espírito, deve fazê-lo com base no estado de espírito e comportamento da criança.

Se os seus filhos estão doentes, cansados, com fome ou irritados, vão exigir mais de si e isso faz com que sobre menos energia para se dedicar a outras tarefas.

Quando os seus filhos estão mais bem dispostos, entretidos, com as suas necessidades supridas, é mais fácil lidar com eles e sobra-lhe mais tempo e disposição para o resto.

Aproveite todos os momentos em que sabe que precisam menos de si para tarefas que exigem mais energia e concentração, e nas alturas mais críticas dedique-se a tarefas mais simples.

 

3. USA UM TEMPORIZADOR

Se os seus filhos forem mais crescidos isto pode até funcionar mesmo com eles.

A técnica Pomodoro consiste em trabalhar durante 25 minutos numa tarefa e fazer um intervalo de 5 minutos antes do próximo bloco de 25. Ao fim de 4 sessões de 25+5, faça uma pausa de 30 minutos.

Se os seus filhos já conseguirem compreender isto, coloque um temporizador visível para todos. Isto indica que a mãe estará a trabalhar enquanto o temporizador não tocar e que lhes dará atenção quando tocar.

Se interromperem a meio, mais tempo terá de ser adicionado ao temporizador adiando a altura de plena atenção por parte da mãe.

Mas CUIDADO: se quando fizer a sua pausa eles estiverem entretidos, não os interrompa, pois pode demorar bem mais do que 5 minutos a conseguir que fiquem nesse estado de novo.

 

4. NAS PAUSAS MAIORES, CANSE-OS O MAIS POSSÍVEL

Brincadeiras como correr, lutas de almofadas, ir ao parque ou outras do género, são ideais para que eles sintam que estão a fazer coisas divertidas e que gastem energias, ficando mais calmos em seguida.

Isto também garante sestas mais longas ou noites melhor dormidas, nos mais pequenos. Quanto mais calmos estiverem, mais fácil será para si trabalhar.

 

5. DÊ ATENÇÃO A SI PRÓPRIA

Trabalhar em casa com filhos pode ser definitivamente a maior aventura da vida.

Os filhos, as tarefas domésticas e ainda gerir um negócio ou trabalhar à distância pode facilmente consumir todas as horas do seu dia. Então e tempo para cuidar de si própria?

Alimente-se como deve ser, beba água, leia um livro e continue a praticar exercício – nem que seja algumas vezes naquele tempo antes dos miúdos acordarem.

Reserve também tempo para manter as suas relações saudáveis – amorosa, familiares e com amigos.

 

6. CRIE UMA AGENDA

Para si é indispensável que tenha todas as tarefas organizadas, por ordem de prioridade e espalhadas ao longo da semana. Mas se os seus filhos já entendem o conceito, ter um agenda para eles também pode ser muito útil.

Defina tarefas/brincadeiras que fazem em cada dia, em cada bloco seu de trabalho, assim como as horas de refeições, as pausas e as horas de tempo de qualidade em conjunto sem pressa de regressar a nova tarefa.

Isto vai ajudá-los a gerir expectativas e criar rotinas que facilitam a vida de todos.

 

7. PEÇA AJUDA

O facto de estar em casa não faz com que o seu trabalho seja menos exigente do que o de quem sai para ir trabalhar fora de casa.

As tarefas domésticas devem ser divididas – ou delegadas a uma empregada se tiver essa possibilidade financeira.

Os cuidados com os miúdos devem igualmente ser divididos, até porque já passou o dia inteiro a tomar conta deles.

Não se deixes afundar pela pressão de que se está em casa tudo é tarefa sua.

Os miúdos ficarem com os avós ou tios de vez em quando não é nenhum crime. Ou até mesmo contratar esporadicamente uma babysitter numa semana em que está com mais trabalho.

Ter uma assistente pessoal que lhe ajude com algumas tarefas também pode ser uma boa estratégia.

 

Fonte


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor