A ABI Research prevê que o comércio eletrónico continue a roubar quota de mercado às lojas físicas, de modo a que, em 2025, 25% das vendas a retalho sejam feitas via online.
“À medida que a tecnologia permite compras ininterruptas entre lojas físicas e online, isto beneficiará as compras de ambos os canais, em vez de apenas um. As receitas dos retalhistas globais continuarão a crescer a um dígito até 2025, mas as taxas de crescimento do comércio eletrónico continuarão a aumentar acima de 20%”, comenta Andy Sweis, analista principal da ABI Research.
De acordo com o especialista, regiões como o sudeste da Ásia terão um rápido crescimento no acesso à Internet e aos dispositivos móveis, fomentando as compras do comércio eletrónico e acelerando as taxas de crescimento.
O estudo mostra também o vínculo entre a o aumento da adoção da compra online e as melhorias nas entregas e logística. Assim, a consultora destaca alguns dos principais fatores para tirar maior partido e aumentar o impacto do e-commerce. Desde logo a otimização da cadeia de abastecimento, já que o aspeto logístico é essencial para se adiantar à concorrência. Outro dos estímulos é a melhoria da experiência do cliente, ao qual se deve dar valor acrescentado, a par do preço e segurança.
O comércio electrónico passou por mudanças revolucionárias nos últimos 10 anos e prevê-se que continuará no futuro. As lojas físicas deixaram de ser a única opção para os consumidores de todo o mundo fazerem as suas compras diárias, devido aos avanços significativos na tecnologia.
Alguns exemplos de que a tecnologia está em constante evolução são a Senion e a AiseLabs.
A Senion implementa algumas das maiores soluções do Sistema de Posicionamento Interno ao desenvolver tecnologias de navegação interior para melhorar as capacidades de navegação em ambientes onde os sistemas GPS não estão disponíveis. Remove os obstáculos de navegação nos hospitais, permite notificações baseadas em localização em shoppings e amplia a acessibilidade para deficientes visuais.
A AisleLabs fornece uma plataforma de nuvem inteligente para marketing personalizado e em tempo real de forma a que os retalhistas possam otimizar os layouts das suas lojas.
As principais tecnologias que conduzem aos retalhistas de sucesso incluem tecnologia interactiva visual que fornecem informações e características de produtos em tempo real aos compradores para comprar na loja ou via on-line.
O controlo digital permite também que as lojas agilizem o inventário dos produtos e quais os mais procurados pelos clientes. Estes tipos de tecnologias são o que diferencia a experiência de compras on-line, onde há menos interação humana.
Se alguém optar por comprar on-line, mas quer devolver um produto naquele dia, ter uma loja nas proximidades assegurará que eles permaneçam dentro da marca e não façam compras noutro lugar. Exemplo de retalhistas que demonstram essas capacidades é Warby Parker que começou como um e-tailer (vendia produtos apenas através da Internet) e agora tem 61 lojas físicas. A Amazon, o maior mercado online dos EUA, foi uma das primeiras companhias com alguma relevância a vender produtos na Internet.
Fonte: ABI Research