Foto: António Marques, Afonso Eça e José Maria Rego, fundadores da Raize, a bolsa de empréstimos para micro e pequenas empresas em Portugal, uma alternativa de financiamento aos bancos.
Investimento continua a puxar pela economia. Desemprego cai mas confiança diminui. Inflação aumenta ligeiramente. Ryanair começa a preocupar turismo.
Portugal continua a apresentar um bom desempenho económico e perspetiva-se um final de ano tranquilo para as empresas portuguesas.
Resumo das principais notícias/indicadores económicos:
- Crescimento do PIB no 2º trimestre revisto em alta para os 3%;
- Índice de Produção Industrial acelerou de forma significativa, com forte contributo do setor automóvel;
- Verificou-se uma ligeira desaceleração das Exportações de Bens e Serviços;
- Desemprego continua a cair e situa-se agora nos 8,9%;
- O indicador de confiança dos Consumidores diminuiu nos últimos dois meses, interrompendo a trajetória positiva observada desde o início de 2013;
- Inflação aumentou para 1,1% em Agosto (variação homóloga) devido à aceleração dos preços dos transportes;
- Ryanair continua a cancelar voos para Portugal e já se faz sentir o impacto ao nível do turismo e alojamento, sobretudo em Lisboa e no Porto.
Bancos continuam a reduzir investimento nas micro empresas portuguesas.
Segundo dados do Banco de Portugal, o financiamento bancário a PME continua em queda. Apesar da boa conjuntura económica atual, o novo financiamento bancário a PME caiu mais de 22% face ao mesmo período de 2010 (período de crise). Este é o valor mais baixo desde que há memória estatística. Leia mais aqui.
Raize – Por uma economia 99% diferente
A Raize é a bolsa de empréstimos para micro e pequenas empresas, onde são investidores que emprestam diretamente às empresas nacionais. Na Raize, as empresas podem obter financiamento em 5 dias, com custos reduzidos e sem burocracias.
Todas as operações de pagamentos, transferências de fundos e cobranças são asseguradas pela Raize Serviços de Gestão, S.A., uma instituição de pagamentos autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o nº 8711.
Pode visitar www.raize.pt ou entrar em contacto através do 213 861 370 para aceder à linha de financiamento de € 20 milhões (sujeito a análise) para tesouraria e novos projetos.