Os Portugueses e as Redes Sociais é um estudo realizado pela Marktest Consulting, com o objectivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais.
Uutilizou-se uma base de 818 entrevistas, realizadas online durante entre 19 de Julho e 7 de Agosto de 2017. A amostra é estratificada por Região Marktest, sendo proporcional à população que constitui o universo, de acordo com as variáveis género e idade.
As redes sociais são hoje um “ponto de encontro” importante não apenas para os indivíduos como para as marcas, que, de forma rápida, envolvente e dinâmica podem interagir com os seus consumidores. São um instrumento imprescindível de marketing e comunicação das marcas.
O estudo procura conhecer os hábitos dos utilizadores de redes sociais, os sites que conhecem e mais utilizam, as funcionalidades que mais valorizam, a frequência com que acedem aos sites e com que publicam informação nesses sites, assim como o tempo que lhes dedicam ou os equipamentos que utilizam para lhes aceder.
O estudo aprofunda também a relação que os portugueses estabelecem com as marcas, empresas e figuras públicas presentes nestas plataformas (que motivações têm, interações que mantêm, opinião sobre a presença nas redes sociais, conteúdos mais apreciados …). O hábito de ver vídeos nas redes sociais, fazer compras ou recordação de publicidade nesses sites são outras áreas sobre as quais o estudo permite obter respostas.
Sabia que entre os utilizadores de redes sociais…
- 96% tem conta no Facebook e 50% no Instagram?
- 19% abandonou uma rede social no último ano?
- 76% usa smartphone para aceder às redes sociais?
- 56% também vê Tv quando acede às redes sociais?
- 89% costuma ver vídeos nas redes sociais?
Nove em cada 10 utilizadores com perfil nas redes sociais consome conteúdos em vídeo através destas plataformas. No entanto, os vídeos de informação surgem apenas em terceiro lugar nas preferências dos portugueses. De acordo com o estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, realizado pela Marktest, 88,9% dos utilizadores de redes sociais em Portugal afirmam ter o hábito de visualizar vídeos nestas plataforma, valor que sobe nas faixas etárias mais jovens, sendo que o Facebook surge como a rede social mais referida para a visualização de vídeos.
A rede fundada por Mark Zuckerberg, apontada por 86,3% dos que referem ver estes conteúdos online, fica à frente do YouTube, com a plataforma de vídeos do Google a ser referida por 75,3% dos inquiridos. Em terceiro lugar mas com grande distância aparece o Instagram (25%). No que diz respeito ao tipo de conteúdos de vídeo mais apreciados, o humor é o preferido dos portugueses, com 69% dos utilizadores de redes sociais que aí costuma ver vídeos a apontar preferência por vídeos de humor. A música surge na segunda posição, seguida dos conteúdos vídeo de informação, filmes/séries e desporto.
Saiba mais em MARKTEST