Vamos plantar uma árvore?
Os incêndios em Portugal têm vindo a tornar-se uma constante ao longo deste ano, como infelizmente temos constatado, destruindo várias áreas de floresta e matos. Constituem um fenómeno que frequentemente provoca alterações importantes ao nível da paisagem, e que tem consequências negativas ao nível ambiental, social e económico.
Os efeitos dos incêndios ao nível dos ecossistemas são bastante importantes, dado constituírem uma brusca ruptura dos diversos ciclos e cadeias que dele fazem parte. A recuperação após um incêndio pode demorar muito tempo, sobretudo se os sistemas afectados são o resultado de muitos anos de evolução.
A frequência dos incêndios é actualmente bastante superior à que se verificava naturalmente, os seus efeitos tornam-se, como tal, tanto mais graves quanto mais tempo for necessário para repor a situação anterior.
É aqui que nos questionamos: O que fazer quando tudo arde? A resposta é simples. Vamos plantar uma árvore.
Esta é uma iniciativa da Quercus, lançada já anteriormente e que agora faz todo o sentido. Chama-se “Uma árvore pela floresta” e resulta de uma parceria com os CTT. Estes vendem aos seus balcões um kit “Vale uma Árvore” e que custa três euros. Cada kit tem um código e a aquisição é comunicada à Quercus que se compromete a plantar a árvore até à Primavera de 2018 e a cuidar dela durante cinco anos.
E como garantir que assim é? Quem compra o kit pode registar o respectivo código no site da Quercus e, depois, ir recebendo notícias e acompanhar o bosque onde a árvores foi plantada. A ideia é muito gira e, depois dos trágicos incêndios deste ano, Portugal precisa muito de árvores novas. Se não podemos ir pessoalmente plantar uma, a Quercus é, certamente, uma boa intermediária para o fazer. E, depois, será certamente muito agradável um passeio à floresta para visitar a “nossa” árvore.
Lembre-se que as árvores são indispensáveis na natureza por possuírem diversas finalidades. É nas florestas que se realiza a fotossíntese da qual depende a vida: produção de oxigénio a partir do dióxido de carbono. Além disso, as árvores trazem outros benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos.
Saiba mais sobre esta importante iniciativa em Quercus