Os custos de construção de habitação nova desaceleraram para 1,4% em janeiro e os preços de manutenção e reparação regular da habitação subiram 1,2%, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“A variação homóloga do índice de Custos de Construção de Habitação Nova foi de 1,4% em janeiro, taxa inferior em 0,3 pontos percentuais à verificada no mês anterior”, enquanto “o índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação aumentou 1,2% (1,1% em dezembro de 2017)”, refere o INE em comunicado.

Segundo o INE, para a variação média anual de 1,7% do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova contribuíram os aumentos médios anuais de 2,1% do índice de mão-de-obra e de 1,1% dos preços dos materiais, respetivamente.

As variações homólogas dos índices para apartamentos e moradias fixaram-se em janeiro em 1,4% e 1,5%, pela mesma ordem.

Em janeiro, a Área Metropolitana de Lisboa (2,4%) e o Centro (1,8%) apresentaram taxas de variação homólogas superiores às observadas para o conjunto das regiões do continente (1,2%).

Todas as outras regiões apresentaram taxas de variação abaixo da média, tendo o Algarve e o Alentejo registado descidas de 0,6% e 0,1%, respetivamente.

 
Fonte: Instituto Nacional de Estatítica


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor