Os dados do estudo Bareme Rádio da Marktest evidenciam como, ao longo do dia, os locais de escuta de rádio vão mudando.

No ano 2017, em 4680 mil o número de residentes no Continente com 15 e mais anos afirmam ouvir rádio (referência: ouviram na véspera), um número que representa 54.7% do universo em análise.

Entre estes ouvintes, 65.9% referiu ouvir rádio no carro, 32.2% em casa, 15.3% no local de trabalho e 3.6% em outros locais. Naturalmente, existe duplicação de locais referidos pelo que o total supera os 100%.

Mas o local de escuta de rádio vai variando ao longo do dia. Assim, enquanto os indivíduos que ouvem rádio no carro evidenciam uma curva de audiência com dois picos bem evidentes, os outros locais mostram perfis diferentes.

Entre as 7:00 e as 10:00 e entre as 16:00 e as 20:45 horas, o carro é o local preferido, com um máximo de 7.7% de audiência acumulada de véspera entre as 8:30 e as 8:45.

Entre as 10:00 e as 16:00, o trabalho é o local onde mais portugueses referem ouvir rádio, com um máximo de 5.9% de audiência acumulada de véspera entre as 10:30 e as 12:00.

Já entre as 20:45 e as 7:00 a casa é o local com mais audiência (nota: entre as 2:30 e as 4:45 casa e trabalho registam os mesmos valores de audiência acumulada de véspera e entre as 7:00 e as 7:15 a casa e o carro obtêm os mesmo valor). Este local regista um máximo de 4.0% de audiência acumulada de véspera entre as 11:00 e as 11:30.

As curvas de audiência mostradas no gráfico seguinte referem-se ao total rádio.

Portugueses ouvem rádio no carro…e não só
 
Fonte: Marktest


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor