A Comissão Europeia divulgou um pacote de novas propostas que pretendem melhorar as competências digitais essenciais para a Economia Digital.

 

O Plano de Ação para a Educação Digital pretende ajudar os cidadãos e instituições de ensino “a melhor se adaptarem à vida e ao trabalho numa era marcada pela rápida evolução digital”.

O executivo europeu refere que uma melhor utilização da tecnologia digital no ensino e na aprendizagem, o desenvolvimento das competências e aptidões digitais, e a melhoria da educação através de análises e projeções mais precisas, fazem parte dos objetivos a alcançar.

Entre as iniciativas previstas está o apoio a escolas através de ligações de banda larga de alta velocidade, assim como a disponibilização de uma nova ferramenta de autoavaliação da utilização das tecnologias no ensino e na aprendizagem (SELFIE) e ainda uma campanha de sensibilização sobre segurança online, literacia mediática e ciber-higiene.

Há ainda recomendações sobre as competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida e sobre a promoção de valores comuns, da educação inclusiva e da dimensão europeia do ensino.

O seu objetivo é reduzir as desigualdades socioeconómicas, ao mesmo tempo que se favorece a competitividade com vista à criação de uma Europa mais unida, mais forte e mais democrática.
Saiba mais sobre as três iniciativas propostas pela Comissão Europeia:
1. Recomendação do Conselho sobre as competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida
2. Plano de Ação para a Educação Digital
3. Recomendação do Conselho sobre a promoção de valores comuns, da educação inclusiva e da dimensão europeia do ensino

 
 
Fonte: ACEPI


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor