Quais são as principais tendências de marketing?
Nos últimos anos, assistimos ao aparecimento e crescimento do marketing de conteúdo, à preocupação cada vez maior das marcas em tornarem os seus canais de social media verdadeiramente bidirecionais e, mais recentemente, à aposta das empresas em gerar tráfego orgânico em vez de colocarem todas as suas fichas no tráfego pago (ou anúncios). Ao mesmo tempo, e tal como se previa, acompanhámos também o fenómeno dos smartphones, que tornam a população cada vez mais digital e informada onde quer que esteja.
Conteúdo, conteúdo e mais conteúdo
Vídeo, realidade virtual e realidade aumentada?
Se atualmente o vídeo já é um dos principais formatos de conteúdo, espera-se que ao longo deste ano seja imperativa a sua utilização. O vídeo é o formato de conteúdo mais simples para “satisfazer” um utilizador que procure informação rápida e original. Mas mais do que um simples vídeo de autopromoção de empresas e ou serviços, o que o seu potencial cliente pretende são vídeos que respondam às suas necessidades e que possibilitem experimentar novas dinâmicas sem sair do “conforto do seu sofá”. Ou seja, vídeos em direto nas plataformas digitais, vídeos 360° que possibilitem a vivência de uma experiência que a sua empresa pretende vender, dando resposta ao desejo cada vez maior do consumidor em receber conteúdos autênticos, reais e sem filtros. Começa a ser insuficiente publicar apenas o “tradicional” vídeo-post. O desejo das marcas em proporcionar ao consumidor uma experiência mais memorável e diferenciada leva à cada vez maior integração da Realidade Virtual e Realidade Aumentada nas estratégias das marcas criando assim conteúdo interativos.
Mundo mobile & AMP
Chatbots e assistentes digitais
Se, hoje em dia, passam despercebidos ao olhar e sensibilidade da maioria dos utilizadores, sabemos que, durante os próximos anos, os chatbots e assistentes digitais, serão um ativo importante no apoio, relacionamento comercial e serviço a cliente das marcas com potenciais clientes. Google, Facebook, IBM e Amazon (entre outros) apostam claramente em Inteligência Artificial, transformando os bots num tema fundamental no mundo da tecnologia.
Social Media Search
As redes sociais vão ter um peso cada vez maior ao nível da pesquisa de marcas. Claramente que é um fenómeno ao qual já assistimos, mais que não seja para que os consumidores encontrem recomendações e avaliações de marcas, serviços ou produtos. Mais do que plataformas sociais onde encontramos familiares, amigos e colegas, o Facebook, o Instagram, o LinkedIn, o Youtube, entre outras, estão a tornar-se em verdadeiros concorrentes dos motores de pesquisa.
Instant Messaging
O Instant Messaging tem aumentado, tendo atualmente o mesmo peso que o Social Media para os Millennials. Este dado revela a importância que as marcas devem atribuir, sempre com um discurso de marca pessoal, transparência e de forma colaborativa, ao Facebook Messenger e ao Whatsapp que se perspetivam como canais centrais na comunicação.
Big Data
Sabe a quantidade de dados que são produzidos a cada dia que passa? Cerca de 2.5 exabytes (1 milhão de terabytes). Aqui aparece a importância do Big Data, que se carateriza pela análise, estudo e uso de grandes e complexos volumes de dados. A informação (data) pode ser obtida através de estudos/research de marcas sobre comportamentos de clientes, estudos e inquéritos públicos, registos e logins de utilizadores para compra de produtos e serviços e empresas especializadas em Big Data.
O seu smartphone, os websites que visita, as apps que utiliza diariamente e até alguns dos carros mais inovadores, estão constantemente a guardar informação e dados em todos os momentos. E a informação disponível sobre os utilizadores duplica a cada ano que passa. Como pode imaginar, é cada vez mais importante ter alguém que consiga “mastigar” toda esta informação e transformá-la em insights para o mundo dos negócios. Durante os próximos anos, a importância do Big Data será na identificação de padrões e novas oportunidades de negócio nas várias áreas da indústria, gerando e maximizando o lucro para os negócios das empresas.
Experiência centrada no utilizador
O grande volume de informação disponível criou um novo tipo de consumidor, mais informado, mais seletivo e mais complexo. Compreenda pain-points e necessidades para conseguir oferecer soluções personalizadas e quase a nível individual aos seus potenciais clientes.
Nenhuma das tendências apresentadas está isolada das outras e, neste caso, a experiência centrada no utilizador está diretamente relacionada com Big Data. Conhece uma forma melhor de perceber e entender o seu cliente do que com os dados que ele mesmo gera ao “passear” na internet, pesquisando pelos seus interesses e procurando respostas para as suas necessidades? A criação de conteúdos, um diálogo personalizado e bilateral e Big Data são a chave do sucesso. Um estudo realizado pela IBM mostra que, apesar de 90% das empresas afirmarem terem preocupação em dialogar com os seus consumidores, 80% destes não se sente envolvido pessoalmente pelas estratégias de marketing das empresas.
Saiba mais aqui