Durante o período mais crítico da pandemia da COVID-19, a Médis atendeu mais de 30 mil contactos de orientação clínica, em que a proximidade e aconselhamento dos seus Profissionais de Saúde foi crucial em muitas destas situações.
A grande maioria dos contactos do Médico Online, solução de telemedicina lançada no mês de março, foram tratados com apenas uma consulta (87,4%), tendo sido prescritas 3.918 prescrições médicas. O principal motivo que levou os Clientes a procurarem falar com um médico online foi o esclarecimento de sintomas (79%). Logo de seguida, tirar dúvidas sobre medicação ou receitas (11%) e esclarecer questões sobre exames ou análises clínicas (10%). A solução de telemedicina da seguradora foi especialmente procurada por Clientes com idade média de 34 anos.
Entre a totalidade de consultas foram prescritos 664 testes de diagnóstico à COVID-19. Outra solução diretamente relacionada com a pandemia, foi o serviço de avaliação de sintomas para a COVID-19, disponível para todos os portugueses, mesmo para aqueles que não são clientes Médis.
Desde o lançamento, foram contabilizadas 18,392 utilizações. Destas, mais de 15 mil utilizadores não tiveram contacto próximo com pessoas infetadas e apresentavam sintomas como dor de cabeça, fatiga e dores de garganta. Após o resultado obtido, que permite ao utilizador despistar um possível cenário de infeção pela COVID-19, são apresentadas recomendações de como proceder consoante os sintomas e fatores de risco que apresenta. Para 39.2% dos casos foi recomendado ligar para um serviço de apoio por um ou mais sintomas leves; e 26.6% dos casos não tinham qualquer tipo de sintoma associado à doença. A idade média dos utilizadores é de 40 anos.
Durante este período foi também disponibilizada, em parceria com a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e os CTT, a entrega de medicamentos ao domicílio. De Norte a Sul do país foram entregues cerca de 500 pedidos.
As soluções de telemedicina, avaliação de sintomas da Médis, reforço da Linha Médis e entrega de medicamentos ao domicílio, surgiram em articulação e complementaridade aos serviços disponibilizados pelo Serviço Nacional de Saúde no combate à pandemia da COVID-19.
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