Aos Olhos da Lusíadas Saúde, os hospitais privados estavam devidamente preparados para uma pandemia desta dimensão?
A pandemia, pela sua imprevisibilidade e magnitude, surpreendeu todos os setores de atividade. A conjuntura excecional modificou rapidamente o contexto da prestação de cuidados de saúde em Portugal, quer em contexto público, quer privado.
Nesse sentido, o mais importante a ressalvar é a rápida capacidade de reconversão e adaptação constante. Esta necessidade surgiu tanto por força da própria doença, que implicou uma resposta específica e imediata dos serviços de saúde, como fruto das medidas adotadas pelas diversas entidades para garantir o acesso de toda a população aos cuidados de saúde e combater a disseminação do vírus.
O Grupo Lusíadas Saúde mostrou-se, desde o primeiro momento, disponível para contribuir ativamente no combate à pandemia, reforçando o apoio ao Serviço Nacional de Saúde.
Acreditando num único Sistema de Saúde a servir os portugueses, a Lusíadas Saúde reorganizou a atividade das suas Unidades de Saúde, de Norte a Sul do País, garantindo a segurança de todos os clientes e profissionais.
Nesse âmbito, o Grupo alertou os portugueses para a importância de continuar a receber acompanhamento médico durante a pandemia. Com o lançamento da campanha “É bom estar em mãos seguras”, consciencializou a população para a necessidade de as outras doenças não poderem ser postas entre parênteses. “Saúde em Dia” foi precisamente uma parceria estabelecida com o Jornal Público, com o objetivo de aumentar os níveis de literacia de saúde da população portuguesa.
De que forma contribuem para a sustentabilidade do planeta?
A Lusíadas Saúde considera uma visão holística da sustentabilidade, presente na consciencialização de Colaboradores e Clientes e, simultaneamente, na constante otimização das dinâmicas e processos, internos e externos. O setor da saúde, indispensável a todos e responsável por uma pegada ambiental significativa, tem o desafio acrescido de ser melhor todos os dias e em cada pormenor. Assim, a Lusíadas iniciou uma abordagem transversal, a partir da utilização de energia verde, otimização dos consumos e melhor compra e utilização e descarte de resíduos. Este é um processo contínuo que, a par com a agenda internacional, contempla um plano de reestruturação, combinando a excelência dos cuidados prestados com a diminuição da pegada gerada.
A Lusíadas está, assim, focada em cuidar daqueles que procuram os seus serviços hoje, não descurando a importância da preservação ambiental na saúde de amanhã.
A Lusíadas Saúde mantém-se na vanguarda da tecnologia da saúde, qual foi a última aposta inovadora do grupo?
Referência no setor nacional, a Lusíadas Saúde recorre às mais vanguardistas soluções tecnológicas em prol do doente. A adoção da tecnologia pretende não só melhorar a segurança e a qualidade da prestação de cuidados de saúde, como também criar estratégias que coloquem o paciente no centro do sistema, sem secundarizar o olhar, a compreensão e a proximidade.
Destaca-se, como exemplo mais recente, o primeiro implante auditivo “Osia” em Portugal, realizado no Hospital Lusíadas Porto. Graças à tecnologia inovadora, o implante ativo osteointegrado de estado estacionário fica completamente protegido pela pele, substituindo a técnica comum de transfixação da pele, aumentando a taxa de sucesso do procedimento e a qualidade de vida e segurança do paciente.
A adoção da tecnologia é transversal a todas as unidades, de norte a sul, e a todas as especialidades. Prova disso, no Hospital Lusíadas Lisboa foi também recentemente inaugurado o primeiro Centro de Endoscopia Avançada do País, que tem os meios técnicos mais avançados, está equipado com os mais modernos aparelhos endoscópicos a nível mundial e reúne os profissionais mais qualificados.
No universo do Grupo é igualmente relevante o papel desempenhado pelo Lusíadas Knowledge Center. Com o foco de atuação na formação, educação, investigação e inovação clínica, o Lusíadas Knowledge Center tem desenvolvido e estimulado a cooperação científica interinstitucional, nacional e internacional. Contribui, assim, para a produção e divulgação de conhecimento, a geração de ideias, processos e práticas que impactam na qualidade dos cuidados de saúde.
Para além da medicina, que outras soluções oferecem aos clientes? Que valores tentam transmitir?
A Lusíadas Saúde presta cuidados únicos que vão além da medicina. Quem procura os seus serviços sabe que está em boas mãos, não apenas pela excelência, rigor e inovação que definem o Grupo, mas pelo cuidado nos mais pequenos detalhes. A personalização dos cuidados prestados é, por isso, capaz de responder às necessidades únicas de cada um.
Qualquer solução desenvolvida materializa a missão do Grupo de ajudar as pessoas a viver vidas mais saudáveis e a contribuir para que o sistema de saúde funcione melhor para todos. Paralelamente, a sua oferta de serviços, baseada numa rede de norte a sul do País e que conta com mais de 7.000 profissionais de saúde, assenta em princípios como a Integridade, a Compaixão, a preocupação com o Desempenho e a aposta continua na Inovação e no Relacionamento.
Quais foram as contribuições/parcerias mais relevantes da Lusíadas Saúde?
A Lusíadas Saúde tem celebrado diversas parcerias relevantes nas mais distintas áreas. A título de exemplo, no arranque da pandemia, foi desenvolvida a APP #Todosporum, em parceria com a Outsystem, criada com o objetivo de acelerar a resposta nacional à pandemia. Disponibilizada de forma gratuita a profissionais e utentes, a APP foi premiada na edição 2020 do Prémio Saúde Sustentável – boas práticas em contexto de Covid – e distinguida entre as Soluções Digitais Covid-19 da Fundação Calouste Gulbenkian pelo contributo dado a cidadãos e profissionais de saúde durante o período pandémico.
Por sua vez, reforçando o apoio ao desporto nacional de uma forma transversal, o Grupo esteve, mais uma vez, ao lado do Comité Olímpico de Portugal. Além de assegurar o serviço médico oficial, esta parceria abrangeu também a realização de testes Covid-19, obrigatória para todos os atletas antes da partida para Tóquio.
Como os princípios de Inclusão e Diversidade regem a sua atividade, o Grupo estendeu este ano, o seu apoio ao Comité Paralímpico de Portugal. Para assinalar esta parceria, a Lusíadas Saúde lançou uma campanha de comunicação com o mote “É bom vencer lado a lado”.
Também nesta ótica, a Lusíadas promove, neste mês de setembro, a realização da primeira regata acessível do País e inaugura o Barco Lusíadas For ALL, permitindo alargar a prática da vela a toda a população.
Outra parceria, de natureza distinta e mais direcionado para a área da formação, é a mais recente – e única em Portugal – Pós-Graduação em Saúde 4.0, criada pela Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias (ESESFM). Esta associação reforça o posicionamento vanguardista do Grupo na Saúde e materializa o seu compromisso com a formação.
Como esta pandemia irá alterar a forma como a Lusíadas Saúde atua? Ou até mesmo como o setor hospitalar deverá redefinir a sua forma de atuar?
Se o setor da saúde já era prioritário na era pré-covid, atualmente é ainda mais premente. Além da transformação já ocorrida e da aposta em novas soluções que dão resposta à atual conjuntura, às necessidades e aos interesses da população, o setor irá beneficiar inevitavelmente da acelerada transformação digital. A Lusíadas Saúde está naturalmente a apostar no desenvolvimento de projetos inovadores e na criação de um novo paradigma na área da saúde.
Só no último ano, o Grupo Lusíadas Saúde lançou diversas iniciativas e soluções, tais como a telemedicina, telereabilitação, uma nova linha de saúde – serviço de aconselhamento clínico por telefone realizado por enfermeiros qualificados, disponível todos os dias, das 8h às 24h, entre outras.
Mais recentemente, a Lusíadas Saúde lançou o Lusíadas Plan, um plano de saúde que oferece condições especiais de acesso a consultas e a tratamentos nas unidades do grupo. É a solução ideal para quem procura cuidados de saúde, mas não tem seguro.
Considerado o melhor hospital privado pelos consumidores, quais são os principais objetivos da Lusíadas?
Para a Lusíadas, o selo “Escolha do Consumidor” é a confirmação de que os seus clientes reconhecem a prestação de cuidados de saúde de excelência. A Qualidade e a Segurança são, há 23 anos, prioridades na estratégia de crescimento do Grupo. A Lusíadas foi o primeiro grupo de saúde em Portugal a ter o selo de qualidade da Joint Commission International, a mais importante entidade norte-americana na acreditação de organizações de saúde. É atualmente o grupo de saúde em Portugal com maior número de acreditações.
A utilização de sistemas e tecnologias de informação em prol do doente também tem vindo a ser reconhecida internacionalmente. A Lusíadas Saúde é único grupo nacional com certificações 6 e 7 do Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS Analytics). Estas certificações resultam de processo contínuo e sólido de melhoria do serviço em prol dos Clientes.
Enquanto grupo de referência nacional e integrado num dos maiores grupos de saúde do mundo, o UnitedHealth Group, a Lusíadas continua a investir na sua política de qualidade e segurança, na formação dos seus mais de 7.000 profissionais, em projetos clínicos diferenciados, e na inovação e na tecnologia em prol dos doentes.
Ester Leotte
Diretora de Marketing – Grupo Lusíadas Saúde
Curiosidades:
Formação: Marketing e Publicidade (Licenciatura) e Gestão (Pós-Graduação)
Marca da sua vida: Coca-cola pelas campanhas publicitarias, mas hoje em dia sou inspirada muito mais por pequenas marcas portuguesas com fortes propósitos, a última descoberta: Plume (shampoos sólidos e produtos orgânicos)
Fonte de inspiração: Mais do que qualquer personalidade, a minha maior inspiração vem daqueles com quem estou todos os dias e que me ensinam tanto! A minha família, colegas, equipa, amigos, chefe…
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