Aos Olhos da Weber, a Construção esteve em contraciclo com outros setores, neste último ano? Porquê?

O setor da construção foi muito resiliente durante este último ano. Esteve (e está) um grande número de obras em curso e continua a existir uma forte procura para habitação. Além disso, a pandemia acentuou a necessidade de pequenas obras e reparações, o que teve também um impacto muito positivo. Adicionalmente, o facto da maioria das obras em curso não terem parado, fez com que o sector se tenha mantido muito forte. Felizmente, as nossas atividades também se mantiveram sem interrupções, o que fez com que tivéssemos crescido a dois dígitos em 2020.

 

O que é que a pandemia trouxe de novo para a área da Construção?

A pandemia forçou muitos setores a digitalizar-se e a repensar a forma de trabalhar. O sector da Construção não foi exceção, sendo que terá sido mais desafiante por ser um sector ainda algo tradicional. Na Saint-Gobain Portugal, tivemos a capacidade de nos ajustarmos rapidamente: caminhamos de forma ágil para uma maior digitalização. Isto traduziu-se a nível operacional, através do redesenho de processos internos, bem como ao nível do contacto com o nosso cliente, com forte impacto nas áreas de Comunicação, Formação e Marketing. O desafio é sermos mais digitais, mantendo a proximidade com o cliente.

No que diz respeito à forma de construir, acredito que a digitalização de muitas atividades do sector se vá acentuar nos próximos anos, seja com a mecanização de cada vez mais processos, seja com a impressão 3D, a construção modular e a prefabricação.

 

Como se distinguem da concorrência?

A Saint-Gobain lançou recentemente o seu propósito à escala internacional: ‘Making The World a Better Home’, que é o que melhor nos define e distingue da concorrência.

O nosso propósito define o caminho para o nosso futuro: somos fabricantes e distribuidores, juntamente com os nossos clientes e para eles, concebemos materiais e soluções que tem um impacto positivo na vida de todos, proporcionando bem-estar, qualidade de vida e performance, ao mesmo tempo que cuidamos do planeta.

O nosso propósito reflete quem somos. Os nossos 350 anos de história, a nossa força coletiva e a nossa liderança permitem o nosso desenvolvimento de uma forma inclusiva, enfrentando os principais desafios da humanidade, mudanças climáticas, proteção de recursos e a luta contra a desigualdade.

O nosso propósito é um incentivo à ação. A nossa abordagem está focada no futuro. Estimula-nos inovar abertamente, com a ambição sempre renovada de unir a humanidade e a natureza para o bem comum.

O nosso propósito é sustentado por valores que nos orientam. Desenvolvemos os nossos negócios respeitando os nossos princípios de comportamento e atuação: a escuta, o diálogo, a bondade, a solidariedade, a confiança e o respeito pela diferença são pontos centrais do nosso compromisso.

Esta é a ambição profunda do nosso propósito: agir, todos os dias, para tornar o mundo um lugar mais bonito e sustentável para se viver.

 

Quais foram os produtos mais vendidos e os serviços mais solicitados em época de confinamento?

Não sentimos uma mudança particular na época de confinamento. Temos produtos para diferentes targets e como o sector não parou, sentimos que todos evoluíram a bom ritmo.

 

Qual é a estratégia de marketing da Weber para o segundo semestre deste ano?

Ao longo do último ano, com a integração das marcas Weber – soluções em argamassas industriais para diferentes aplicações em construção – à ISOVER – soluções em lã mineral para isolamento térmico, acústico e proteção contra o fogo – e Placo® – soluções de construção à base de gesso para edifícios novos ou em reabilitação – na agora Saint-Gobain Portugal S.A., temos estado a trabalhar na integração das várias atividades, de forma a tornarmos a nossa proposta de valor ainda mais forte. A estratégia passa por integrar as três marcas num todo, mantendo a imagem de marca e o posicionamento de cada uma delas. Para isso, estamos a trabalhar no sentido de ajustar a nossa oferta e comunicação a cada target, trabalhando cada vez mais a comunicação integrada omnicanal. Recentemente, criamos também a ACADEMIA Saint-Gobain que, assente em vários formatos, tem como objetivo formar os nossos clientes para uma melhor escolha e uso dos nossos produtos.

 

O que é que mudou na vossa metodologia de trabalho neste último ano?

Desenvolvemos muito as nossas competências digitais. A pandemia fez com que passássemos uma boa parte do tempo a trabalhar remotamente, para proteger a nossa equipa, e isso teve um impacto enorme na nossa metodologia de trabalho. Integramos pessoas novas num formato 100% remoto, criamos o formato de ACADEMIA digital, lançamos produtos em formato digital, etc. Foi uma aprendizagem enorme para todos. No entanto, com compromisso e responsabilidade, saímos todos mais fortes, unidos e com competências reforçadas.

 

Porque é que a Weber é a Escolha dos Profissionais?

A Saint-Gobain Weber está em Portugal desde 1990 e desde o primeiro momento que investe continuamente no desenvolvimento de soluções inovadoras garantindo a qualidade na produção e comercialização de argamassas industriais para a colagem de cerâmica. Temos em Aveiro um Centro Investigação e Desenvolvimento para argamassas industriais, que é uma referência a nível internacional. Lideramos desta forma os projetos mais avançados nesta área e como resultado, podemos afirmar que um de cada três produtos da Weber não existiam há cinco anos, o que representa um alto nível de inovação. É por isso que acreditamos que somos a Escolha dos Profissionais. É o resultado de um trabalho sólido e de longa data.

Rita Bastos

Diretora de Marketing

Saint-Gobain Weber Portugal

www.pt.weber

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