Aos Olhos do Millennium bcp, de que forma podem os bancos ajudar o país a recuperar no pós-pandemia?
A resposta a esta questão, bem como a maior parte das respostas, encontramo-las se olharmos para o que nos rodeia desde o posto de observação dos Clientes e não do Banco. Um dos erros que as empresas cometem com maior frequência é olhar para o mercado e tomar decisões com base na sua observação, quando os insights que os Clientes nos dão são muitas vezes mais ricos e profundos. Foi assim que desenhámos toda a nossa estratégia para a gestão da pandemia e do pós-pandemia. Ouvimos clientes, empresários, associações e muitos outros stakeholders. Com base neste exercício de escuta e observação, colocámos cerca de 40% de todas as linhas Covid em Portugal e estamos na linha da frente para ajudar as famílias e as empresas nesta nova fase. O nosso foco é contribuir para um país mais próspero, moderno e competitivo.
A forma mais eficaz de ser ator relevante nesta fase de pós-pandemia é continuar a financiar a economia e proteger as poupanças dos portugueses. Tudo realizado com rigor, proximidade e profissionalismo. Estando perto dos Clientes e falando com estes de uma forma pró-ativa, antecipando as suas necessidades e trilhando o caminho lado-a-lado, nos bons momentos e nos mais exigentes.
Quais são os benefícios de abrir uma conta no Millennium bcp?
Desde logo o facto de termos voltado a ser a Escolha do Consumidor em 2021. Esta é uma distinção que muito nos orgulha, pois é atribuída pelos Clientes de forma isenta e em igualdade de circunstâncias para todo o sistema financeiro. Os Clientes, sejam particulares ou empresas, quando abrem uma conta no Millennium bcp sabem que estão a estabelecer uma parceria com a maior instituição financeira privada em Portugal e a única cotada na Bolsa de Valores Euronext Lisboa. Somos um Banco universal, que tem na proximidade, inovação e profissionalismo algumas das suas características mais marcantes. Temos um conjunto de profissionais e uma gama de produtos e serviços capazes de dar resposta a todas as necessidades financeiras das famílias e das empresas. Com rigor, agilidade e competência. Somos orgulhosamente portugueses, com sede de decisão em Portugal.
Qual é a estratégia do Millennium bcp para ter consumidores mais satisfeitos?
A estratégia é simples e não temos problema em partilhá-la. No Millennium bcp, como em qualquer marca, os Clientes estarão satisfeitos se os soubermos ouvir e se conseguirmos interpretar e compreender as suas necessidades. Após este processo de escuta, criamos os produtos e serviços que mais se adequem àquilo que os Clientes necessitam, comunicando de uma forma clara, objetiva e consistente. Tudo isto utilizando um modelo de serviço dual, no qual possibilitamos o atendimento personalizado nas mais de 400 sucursais e, simultaneamente, permitimos que os Clientes tratem das necessidades financeiras do seu dia a dia através da nossa App, do site ou do parque de máquinas automáticas. Ter clientes satisfeitos não é uma tarefa fácil, mas é a estratégia que a longo prazo se mostra mais eficaz e aquela que constitui uma das principais vantagens competitivas do Millennium bcp. A outra vantagem, igualmente importante e distintiva, é o facto de termos uma equipa ímpar de profissionais.
Alteraram o método de trabalho devido à pandemia? O que mudou?
Durante a pandemia mantivemos as nossas Sucursais abertas ao público, ainda que num modelo ajustado à nova realidade. O atendimento foi realizado preferencialmente por marcação prévia. Quando os Clientes se dirigiam por sua iniciativa às Sucursais só poderiam ser atendidos quando um Colaborador estivesse disponível para o fazer. Desta forma evitámos concentrações no interior das Sucursais, protegendo os nossos Colaboradores e os próprios Clientes.
Nos serviços centrais houve um conjunto de tarefas que passaram a ser realizadas em regime de teletrabalho, sem nunca colocar em causa o nível de serviço do Banco. No entanto, diria que a maior alteração se verificou do lado dos Clientes, que não deixaram de ir ao Banco mas passaram a fazê-lo através dos canais digitais, especialmente da App Millennium. A Pandemia acabou por ser um acelerador de tendências e se alguma coisa de positivo teve foi o facto de ter apresentado o mundo digital a um conjunto muito alargado da população que de outra forma não percorreria este caminho ou só o faria a um ritmo mais lento e menos profundo. Esta mudança estrutural será benéfica para o país e para a sociedade.
Acredita que o crédito é a solução para elevar a economia do país?
Acredito que o trabalho, a inovação, a cooperação e a ambição são as soluções para elevar a economia do país. O crédito bancário será apenas um facilitador destes atributos, os quais têm de estar na génese de qualquer projeto, seja ele particular ou empresarial. O Millennium bcp tem modelos de risco avançados e não viramos as costas a projetos que sejam economicamente viáveis, que criem riqueza e prosperidade. Da mesma forma que continuamos a financiar a aquisição de imóveis ou a conceder crédito pessoal, entre outras soluções de financiamento. Esta ligação à economia e ao país traduziu-se num aumento expressivo da nossa quota de mercado em termos de financiamento.
Porque é que o Millennium bcp é o banco mais premiado na escolha dos consumidores na categoria “Grandes Bancos”?
Segundo o próprio estudo, porque fomos eleitos pelos consumidores como o Banco mais seguro, aquele que presta informações mais claras, que tem maior capacidade de resposta, maior credibilidade de marca, os canais digitais mais fáceis de usar, as melhores taxas, a comunicação mais simples, o Banco mais rápido na resposta e o melhor serviço online. Estes são os atributos pelos quais fomos eleitos a Escolha do Consumidor 2021 entre os Grandes Bancos e as razões que no dia a dia nos fazem ir mais longe para continuar a prestar um serviço justo, de qualidade, rigoroso e em linha com as necessidades do mercado
Ricardo Valadares
Diretor de Comunicação e Marca – Millennium bcp
Curiosidades:
Formação: MBA AESE/IESE
Marca da sua vida: Cerelac, por ser a primeira de que tenho memórias e Millennium bcp por ser aquela com a qual estou mais envolvido.
Fonte de inspiração: As pessoas e o prazer de viver cada dia.
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