A Geração Z é conhecida como a primeira com verdadeiros nativos digitais, tendo crescido com tecnologia, tablets e smartphones. Apenas neste ano, ela será responsável por cerca de 40% de todos os consumidores globais.

Um estudo recente realizado pela BCG descobriu que, desde o início da Covid-19, 33% dos consumidores da Geração Z / Millennial aumentaram os seus gastos online em 6%, sendo que a previsão é que esta tendência se mantenha.

Tendo nascido na era digital, a Geração Z é especialista em tecnologia e extremamente ativa em plataformas sociais. As redes não são apenas para se divertirem ou se atualizarem com as últimas notícias, é aqui que irão deparar-se com as suas decisões de compra. Tornou-se uma plataforma de comércio tão importante que 69% está interessada em comprar diretamente nas redes sociais.

De acordo com a pesquisa ‘2021 Global Consumer Survey Report’ realizada pela Astound Commerce, as compras feitas através de redes sociais continuarão a crescer 3,5% ao ano, até 2027.

Também a A Brightpearl, plataforma especializada no controlo de operações comerciais, realizou pesquisas sobre o uso do comércio eletrónico nas redes sociais. A pesquisa revela que os jovens da Geração Z são os que mais recorrem ao eCommerce social para realizar as suas compras. É por esta razão que, à medida que se aproximam as campanhas da Black Friday e do Natal, os jovens são os mais propensos a comprar através destas plataformas.

Para a sorte das marcas, o TikTok (em que a Geração Z representa 60% de todos os usuários) entende a necessidade de criar uma experiência de comércio social bem equipada. A plataforma está constantemente a lançar novos recursos de e-commerce e publicidade.

O Instagram, uma das redes sociais mais utilizadas, recentemente adicionou uma nova ferramenta: o Shopping in Reels. Tanto os vendedores como os compradores podem marcar os produtos ao fazerem Reels no Instagram.

Twitter e Snapchat também são usados, embora não tanto quanto o Instagram. O Snapchat incorporou ferramentas de realidade aumentada para ajudar os compradores a visualizar os produtos. Enquanto o Twitter recentemente começou a testar na plataforma o seu módulo de loja que permite aos utilizadores exibir os produtos que desejam vender no topo dos seus perfis.

Em 2026, a Geração Z ultrapassará a Geração Y como a maior base de consumidores nos EUA. Neste contexto, as marcas necessitam de se familiarizar com esses consumidores e com as suas preferências de compra para prosperar no futuro digital.


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