No dia Mundial do Consumidor, a 15 de março, a Escolha do Consumidor lança o Guia Prático do Consumidor de 2022. O Guia possibilita ao consumidor ter acesso aos aspetos mais relevantes na avaliação das marcas e à sua classificação. Este documento aborda marcas das diferentes 14 áreas do comércio.
A Escolha do Consumidor pretende que este guia prático seja uma ajuda na hora de escolher as marcas que quer consumir ou com quem quer trabalhar, tendo como base a classificação atribuída pelos consumidores.
As áreas do comércio avaliadas são variadas, como Produtos Alimentares, Bebé e Criança, Comércio Online, Equipamentos, Lazer e Entretenimento, Produtos e Serviços de Saúde, Beleza e Bem Estar, Produtos e Serviços para o Lar, Retalho Especializado e Não Especializado, Serviços Automóveis, Serviços de Âmbito Financeiro, Telecomunicações, Comunicação Social, Escolha dos Profissionais e Escolha do Consumidor Sénior.
As marcas avaliadas apresentam um dos selos "Escolha do Consumidor 2022", "Escolha dos Profissionais", e "Escolha do Consumidor Sénior", oferecendo ao consumidor mais informação e transparência no momento de escolha.
Na Escolha do Consumidor destacam-se várias marcas, como a Delta, na categoria de Produtos Alimentares; a Uriage, na categoria de Bebé e Criança; o Imovirtual, na categoria de Comércio Online; a Robot, na categoria de Equipamentos; o Sana Hotéis, na categoria de Lazer e Entretenimento; a BodyConcept, na categoria de Produtos e Serviços de Saúde, Beleza e Bem Estar; a Securitas Direct, na categoria de Produtos e Serviços para o Lar; o Gato Preto, na categoria de Retalho Especializado e Não Especializado; a Glassdrive, na categoria de Serviços Automóveis; o Banco Montepio, na categoria de Serviços de Âmbito Financeiro; WOO, na categoria de Telecomunicações; a Visão, na categoria de Comunicação Social.
Na Escolha dos Profissionais foram eleitas as marcas: Citrôen, Locarent, Montepio Crédito, Fidelidade, AdvanceCare, FoodTrucksFactory, ManpowerGroup, Medway, Recheio e Weber.
Na Escolha do Consumidor Sénior foi eleita a MultiOpticas.
O processo de decisão de escolha do consumidor recai em 5 etapas: a necessidade, a recolha de informações/ pesquisa, avaliação de alternativas, compra de produto/serviço e avaliação pós-venda.
A necessidade é o fator mais importante, uma vez que leva à compra de produtos e serviços; é o catalisador que desencadeia a decisão de compra. Após essa necessidade, o consumidor tenta reunir o máximo de informação através de várias fontes. De seguida, avalia-se qual a melhor opção disponível no mercado, tendo em conta as necessidades, gosto e capacidade financeira do consumidor. Depois de todas estas fases, segue-se o consumo do produto e uma avaliação pós-compra. É a avaliação pós-venda que se refere à análise de um consumidor sobre se o produto foi útil ou não.
Guia do Consumidor 2022
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