Conheces a expressão “DIY – Do It Yourself”, traduzindo: “Faça você mesmo”? Este movimento já tem muitos anos, não é novidade! Surgiu em 1950, quando a sociedade passava por uma crise económica pós-guerra, havendo necessidade de aprender a fabricar os próprios produtos.
Posteriormente, o DIY teve uma maior relevância entre as gerações seguintes, tornando-se uma maneira de protesto contra a cultura do consumismo.
Aliado ao design sustentável, este movimento pode trazer mudanças significativas no meio ambiente, a começar pelo interior das próprias casas, que com a pandemia ganhou uma maior notoriedade entre os consumidores.
“Por que não ser eu a fazê-lo, seu eu a recuperá-lo? Terá ainda mais valor!” O valor sentimental perdura anos e melhor ainda, é hereditário.
Como tal, nada melhor que arregaçar as mangas e “pôr as mãos à obra” nesta altura, em que o ritmo abranda e conseguimos ter, finalmente, tempo para organizar, arrumar, modificar, limpar, etc.
Se não sabes por onde começar e o que fazer, a Escolha do Consumidor podem ajudar-te com algumas dicas para renovares a tua casa:
Nada como a tua casa ser o reflexo da tua personalidade
Decora a tua casa com criatividade e tempo. Para além de obteres uma decoração sustentável, o DIY é também uma forma de poderes descontrair e relaxar.
Faz a tua própria decoração e renova móveis, aproveita objetos que estavam no seu fim de vida, organiza tudo de uma forma harmoniosa e fácil de utilizar, criando, por que não, peças únicas. A Vito tem as melhores máquinas e ferramentas que poderá facilitar muito os teus trabalhos.
Começa por prepara o material necessário e verifica à tua volta o que pode ser reaproveitado. Ficam aqui algumas ideias para transformares o teu espaço com peças criativas:
- Paletes como base de sofás, para salas ou exterior, junto a uma piscina por exemplo;
- Transformar garrafas de vidro em candeeiros, até podes pintá-las ao teu gosto!
- Faz um tratamento a uma mobília antiga (pinta, enverniza, muda puxadores), a conjugação do antigo com o moderno cria um ambiente confortável e original;
- Pinta prateleiras ou objetos com cores que combinem com a tua decoração, dá um toque especial à casa;
- Personaliza os azulejos da tua casa-de-banho ou cozinha, existem tintas específicas que poderão dar uma nova vida ao teu wc.
Obras, também poderão ser necessárias
Se sentires que a tua casa precisa de algumas obras como, tetos falsos, colocação de chão, janelas novas ou outro tipo de remodelação, a Melom Obras é o parceiro ideal para estes trabalhos. É a rede nº1 em Portugal de serviços de reparação, manutenção, remodelação e construção de imóveis.
Limpar também é renovar
Que tal fazeres uma limpeza geral em tudo, como por exemplo:
- Selecionar roupas que já não usas ou não servem e doar a alguma instituição;
- Objetos que pensas em deitar fora, pensa bem se não poderás renová-los e dar-lhes outra utilidade, uma segunda vida;
- Tudo o que é material de escritório que já não está funcional, renova e encontra na Staples o que está em falta e que te ajudará a organizar e colocar tudo em dia;
- Deitar fora os papéis que guardas durante meses ou mesmo até anos, porque achas que poderão ser necessários (hoje em dia está praticamente tudo digitalizado, liberta-te dos papeis e reduz a tua pegada ecológica);
- Faz uma limpeza aos azulejos e paredes que podem ter algum tipo de humidade com um produto adequado.
- Aspira sofás, carpetes, tapetes, desvia todos os móveis e limpa os cantos mais escondidos da casa, com um aspirador fácil de manusear e eficaz na sua aspiração para qualquer tipo de utilização que queiras dar.
Boas energias com Feng-Shui
Feng Shui é a arte que harmoniza os espaços, com o objetivo de melhorar a energia vital do ambiente e dos seres que nela habitam. Sabias que esta prática milenar chinesa pode contribuir para deixar a tua vida melhor? Esta arte tem o poder de transformar as energias negativas em energias positivas e conquistar o equilíbrio.
Toma nota de algumas dicas para começares a atrair boas energias em casa:
– As plantas purificam o ar e renovam as energias, segundo o Feng Shui devemos aproximar seres humanos da natureza, o melhor será ter plantas, árvores e flores no interior da tua casa;
– O hall de entrada, deverá ser limpo e iluminado, as plantas e os espelhos convidam as boas energias entrarem;
– Cores claras em casa, quadros ou fotos nas paredes, tapetes e flores frescas sem espinhos também são essenciais para permitir o fluxo da energia pela casa;
– No quarto é importante haver almofadas, roupas de cama, cortinas, tudo para te sentires confortável, a cabeceira da cama deverá ficar encostada à parede, sem janelas atrás, pois a janela traz insegurança. Importante também evitar levar aparelhos eletrónicos, estudos ou trabalho.
Para além destas dicas fundamentais para as energias fluírem também é necessário da tua parte contribuíres com atitudes simples com arrumar gavetas, substituir uma lâmpada, trocar peças de lugar, tudo será benéfico para o ambiente da casa.
Guia do Consumidor 2022
Queres saber que outros aspetos deves ter em conta quando escolhes uma determinada marca ou produto?