Estudo realizado pela Escolha do Consumidor revela como vão os portugueses enfrentar o regresso às aulas dos seus filhos.
A Escolha do Consumidor realizou um estudo online, de 22 a 26 de agosto, com o objetivo de saber como os consumidores vão gerir o seu orçamento familiar neste regresso às aulas. A gratuitidade dos livros escolares que abrange todo o ensino obrigatório público tem-se revelado uma grande ajuda às famílias, que durante o mês de agosto começaram já a usar os vouchers emitidos pela plataforma MEGA, aliviando os custos do regresso às aulas.
Para a compra do respetivo material escolar e livros, 35% dos consumidores prevê gastar até 50 euros, 33% pretende gastar até 100 euros e 32% até 200 euros.
Curiosamente, 82% dos inquiridos prefere comprar presencialmente e 18% comprar online.
Quanto ao local de compra, 68% costuma comprar o material em super/hipermercados, 19% em papelarias (comércio local) e 13% refere que têm preferência em lojas especializadas ou outro tipo de locais de venda destes artigos.
No âmbito das atividades extracurriculares, foi também questionado o número de atividades extracurriculares, 47% pretende colocar o/os seu/s filho/s em duas, 35% prevê colocar numa atividade apenas e 18% conta com três ou mais atividades, sendo a natação e o futebol os desportos mais escolhidos pelos consumidores.
48% dos inquiridos têm um orçamento familiar mensal para apoio/explicações/atividades entre 50 a 100 euros, 27% opta por gastar mais de 100 euros mensais e 25% da população pretende despender apenas até 50 euros.
Ainda segundo os dados obtidos, 73% dos inquiridos refere que os filhos vão frequentar o ensino público, 24% menciona o ensino privado e 4% o ensino cooperativo.
Sobre o Estudo
Este questionário foi respondido por um universo de 75% do sexo feminino e 25% do sexo masculino. Quanto às idades compreendidas dos inquiridos: 46% têm entre 35 a 44 anos, 29% entre 25 a 34 anos, 12% entre 45 a 54 anos, a faixa etária mais nova (18 a 24 anos) corresponde a 8% e 5% corresponde a consumidores com idades acima dos 55 anos.
64% destes consumidores estão localizados na zona da Grande Lisboa, 22% na zona do Porto e a restante percentagem encontra-se distribuída em vários pontos do país.
Guia do Consumidor 2022
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