No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se comemora a 15 de março, a Escolha do Consumidor lança o Guia Prático do Consumidor de 2023. O Guia possibilita ao consumidor aceder aos aspetos mais relevantes na avaliação e classificação das marcas em diversas categorias, considerando onze grandes áreas de consumo. 

O Guia Prático do Consumidor de 2023 identifica os aspetos mais importantes para os consumidores nas áreas de Bebé e Criança; Comércio Online; Equipamentos; Lazer e Entretenimento; Produtos Alimentares; Produtos e Serviços de Saúde, Beleza e Bem Estar; Produtos e Serviços para o Lar; Retalho Especializado e Não Especializado; Serviços Automóveis; Serviços de Âmbito Financeiro e Telecomunicações.

Com este Guia, a Escolha do Consumidor descreve o processo de decisão que leva à compra do produto ou aquisição do serviço, que passa pela necessidade, recolha de informação, avaliação de alternativas, compra e pós-venda. Neste processo, o Guia revela os critérios mais importantes destacados pelos consumidores para cada categoria, identificando as marcas que mais se aproximaram desses aspetos e que, por esse motivo, foram vencedoras do selo "Escolha do Consumidor 2023".

No total, o guia avalia várias categorias nas onze áreas de consumo analisadas. A identificação dos aspetos mais importantes de cada categoria pretendem ajudar o consumidor a decidir no momento da compra, guiando-o no que deve ter em conta para perceber a qualidade de determinado produto ou serviço. 

Na categoria de Comércio Online, por exemplo, os aspetos mais importantes para o consumidor são o acompanhamento do pedido, rapidez na entrega e preços, com o destaque para marcas como a Worten ou o KuantoKusta. Na categoria de Lazer e Entretenimento, o guia identifica como importantes aspetos relacionados com a qualidade do espaço, a capacidade de aconselhamento ou a credibilidade, destacando-se marcas como os Cinemas NOS, a Bestravel ou a Odisseias, respetivamente.

Numa categoria como Produtos e Serviços de Saúde, Beleza e Bem Estar, os aspetos mais importantes para o consumidor que as marcas devem considerar são a qualidade do produto, a transparência da informação ou os benefícios, com destaque para marcas como a Eucerin, Filorga ou Essilor. Por outro lado, na categoria de Produtos Alimentares, destacam-se critérios como o aspeto, o sabor ou a validade, em marcas como o Aldi, a Delta ou a Primor

Já na cateroria de Retalho Especializado e Não Especializado, a rapidez no atendimento, a relação qualidade-preço ou a oferta variada são importantes, destacando-se marcas como o Leroy Merlin, Sport Zone ou UBBO. No que diz respeito a Serviços de Âmbito Financeiro, o consumidor valoriza vantagens nas taxas, rapidez de resposta e disponibilidade do apoio ao cliente, em marcas como a Cofidis, Fidelidade ou ok! seguros

 

Descarrega aqui gratuitamente o Guia do Consumidor 2023