A certificação está no “top of mind” de 76% dos consumidores
O estudo mais recente realizado pela Cint coloca a Escolha do Consumidor no topo dos sistemas de avaliação, com 98% de notoriedade total. No sentido de compreender o relacionamento dos consumidores com os sistemas de avaliação de marcas, o estudo analisou 11 sistemas de avaliação, quantificando o impacto que estes têm junto dos portugueses.
A Escolha do Consumidor destaca-se como o principal sistema de avaliação nos vários indicadores, ao longo de todo o estudo:
- No que diz respeito à sua notoriedade espontânea ou “top of mind” dos consumidores, esta alcançou 76%. Em relação à notoriedade sugerida obteve um valor de 22%. Assim, quando o tema é a sua notoriedade total, a empresa obteve o valor de 98%.
- Relativamente à credibilidade, a Escolha do Consumidor evidencia-se com 45% face aos outros selos que obtiveram valores entre 3% a 16%. Estes valores são a reflexão da confiança que a marca transmite para os consumidores.
- De um modo geral, a Escolha do Consumidor é o sistema de avaliação mais influente na compra de produtos/serviços, maioritariamente porque é um selo atribuído pela avaliação dos próprios consumidores, obtendo assim um valor de 32% em relação a outros selos na motivação de compra.
- A Escolha do Consumidor é também aquela que mais motiva os consumidores a mudar a sua marca habitual por outra com este selo, alcançando um valor de 32% comparativamente aos outros selos, no que diz respeito à disposição para mudar de marca.
- Mais de 1 em cada 4 inquiridos refere que compra sempre que pode produtos com este selo, conquistando assim um valor de 33% em relação aos outros selos.
- Mais de metade dos inquiridos (54%) preferem a Escolha do Consumidor como sistema de avaliação.
A televisão é o canal que mais dá a conhecer os diferentes sistemas de avaliação existentes, sendo consequentemente o meio que tem uma maior influência na notoriedade da Escolha do Consumidor (26%) mas também dos outros sistemas de avaliação. Outros dos meios que mais ajudam na criação da notoriedade são a publicidade das marcas e a visibilidade em lojas.
Concluindo, na eventualidade de haver apenas um sistema de avaliação, mais de metade dos inquiridos refere que a sua preferência seria a Escolha do Consumidor. É também o sistema preferencial dos inquiridos quando são expostos à possibilidade de comprar um produto com algum tipo de distinção ou prémio.