Uma investigação realizada pela Emma – The Sleep Company mostra que entre 500 portugueses, mais de 50% não acredita que a utilização do telemóvel antes de dormir tenha impacto na sua experiência de sono, sendo que mais de um quinto dos inquiridos faz scroll antes de se deitar, durante um período entre 30 e 60 minutos.

A realidade é que quase metade dos inquiridos usa o telemóvel antes de adormecer e esta utilização tem impacto na qualidade de sono das pessoas. Por isso, no âmbito do Dia Mundial do Sono, que irá ocorrer no dia 17 de março, a empresa alemã desafia os portugueses a participarem no desafio “Desconecta. Dorme Bem, Reconecta-te“, de modo a quebrar estas rotinas incorretas e melhorar a experiência de sono dos envolvidos.

 Os resultados mostram que esta habituação aos nossos telemóveis deve-se muito à as notificações push que estes geram, o que leva a que fiquemos viciados e com a necessidade de obter a dopamina gerada por estes fatores. Assim, os sintomas de abstinência podem surgir mesmo quando não utilizamos o nosso telemóvel durante algum tempo.

Para Theresa Schnorbach, Team Lead da equipa de Sleep Research da Emma – The Sleep Company: “A utilização do telemóvel à noite é sempre um tema muito debatido. Embora os estudos não concordem inteiramente sobre se a luz brilhante nos desperta realmente, os cientistas e os entrevistados concordam que o conteúdo que consumimos nos nossos telemóveis (especialmente redes sociais e serviços de mensagens) mantém-nos acordados e muitas vezes impedem-nos de ir para a cama quando deveríamos. Isto é algo que devemos ter consciência. Pôr o telemóvel de lado no início da noite e ler um livro, tomar um banho quente, ou fazer exercícios de relaxamento pode muitas vezes ajudar a ter uma melhor experiência de sono. Afinal de contas, isto não põe em risco o nosso sono; pelo contrário, está mesmo provado que nos ajuda a dormir melhor.”

 

Emma foi eleita Escolha do Consumidor 2023. Sabe mais aqui


Conhece aqui a Escolha do Consumidor