36% espera por esta época para fazer compras de alto valor e 18% aproveita as promoções para comprar todos os presentes de Natal.
Novembro é mês de Black Friday e a ConsumerChoice realizou um estudo para conhecer o comportamento, as estratégias e as tendências dos consumidores nesta época. Este evento anual de compras continua a ser altamente reconhecido e aguardado pelos consumidores, com a maioria dos entrevistados (91%) a demostrarem um elevadonível de adesão.
Mais de metade dos inquiridos (55%) afirma poupar, em média, entre 10% a 25%nas compras feitas durante a Black Friday, enquanto 27% refere uma poupança até aos 50%. Na edição do ano passado, quase metade (42%) gastou entre 50€ a 100€ e apenas 24% investiu entre 101€ e 300€ nas suas compras.
36% dos entrevistados aguarda especificamente pela Black Friday para fazer comprasde maior valor, como equipamentos informáticos e eletrodomésticos, mesmo que isso signifique adiar essas aquisições por vários meses. Comprar mais produtos do que habitualmente por um menor preço nas lojas e marcas favoritas é também uma estratégia de compra de 40% dos consumidores.
Os eletrodomésticos de grande dimensão são os produtos mais atrativos durante as promoções da Black Friday, de acordo com 44% dos respondentes, logo seguidos pela categoria informática (36%) e televisões (26%). Os pequenos eletrodomésticossurgem em quarto lugar das preferências (20%). Por outro lado, produtos nas categorias de áudio e vídeo, vestuário, calçado e fotografia não são avaliados com interesseprioritário durante este período de promoções.
Para 18% dos entrevistados, a Black Friday é a oportunidade ideal para adiantar as compras de Natal, aproveitando assim a ocasião para adquirir todos os presentes de uma só vez.
Para saber das melhores ofertas, 30% utiliza principalmente as redes sociais e 26%consulta os sites oficiais das marcas/lojas. Apenas 19% assume recorrer às notificações recebidas por email, SMS ou outro formato.
O estudo incluiu, ainda, um cenário hipotético que apresentou um dilema ético: comprar um produto desejado com um desconto de 80%, sabendo que a empresa violou direitos humanos e éticos para oferecer essa promoção. Os resultados revelaram que 51% se recusaria a fazê-lo enquanto 49% dos entrevistados estaria disposto a comprar o produto.
Sobre o estudo
Caracterização da amostra: universo de 1155 consumidores, dos quais 61% são do género feminino e 39% do géneromasculino. Quanto às idades compreendidas dos inquiridos, a amostra é composta por 24% entre 18 a 25 anos, 26% entre 26 a 34 anos, 28% entre 35 a 44 anos, 20% entre 45 e 54 anos e 4% com idade superior a 54 anos. 53% destes consumidores estão localizados na zona da Grande Lisboa, 27% na zona Centro, 15% na zona do Grande Porto e zona Norte e a restante percentagem encontra-se distribuída em vários pontos do país.
Sobre a Escolha do Consumidor
A Escolha do Consumidor é o sistema de avaliação de marcas nº1 em Portugal, o mais completo e rigoroso na medida em que acompanha a evolução do comportamento do consumidor com vista a uma avaliação atual e real de todas as marcas presentes em cada categoria. Os seus critérios de avaliação são encontrados através de estudos multidisciplinares com consumidores (as principais variáveis que contribuem para a satisfação com as marcas) e metodologias adequadas a cada categoria de mercado.
A Escolha do Consumidor lidera todos os índices (notoriedade, credibilidade, isenção e transparência e motivação de compra) junto dos consumidores portugueses (estudo Cint, Fevereiro de 2023), com 98% de notoriedade. A Escolha do Consumidor e a Escolha dos Profissionais são as preferidas e mais credíveis para as marcas em Portugal. A Escolha do Consumidor e Escolha dos Profissionais são os únicos sistemas de avaliação de marcas com certificação ISO 9001 em gestão de qualidade. A ConsumerChoice desenvolve em Portugal os sistemas de avaliação Escolha do Consumidor, Escolha dos Profissionais, Boa Escolha, Happy Awards, Escolha Sustentável e QualityAwards, sendo líder de mercado neste sector de sistemas de avaliação por consumidores.