A origem, as sementes utilizadas, o método de conservação nos silos e o embalamento sem desinfeções químicas dão origem ao arroz preferido dos portugueses há 11 anos consecutivos, tal como explica Filipe Ventura, o Diretor Comercial e de Marketing da Orivárzea em entrevista com a Revista Business Portugal.

A par das marcas Delta e Cofidis, o Arroz Bom Sucesso é o único a obter a preferência junto dos consumidores há 11 anos consecutivos. Este galardão representa a confianças dos portugueses na vossa marca e no vosso trabalho diário?

Sem dúvida, é para os consumidores que trabalhamos, o foco, desde o trabalho nos campos pelos nossos colegas e pelos nossos acionistas, é em produzir um arroz de excelência e, assim, superar e manter as expetativas dos consumidores, gerando e mantendo a sua confiança. Este galardão, é uma afirmação de todo esse trabalho, de todos os departamentos.

Explique-nos o que faz deste produto uma referência no mercado nacional. Podemos afirmar que a qualidade deste arroz está, também, relacionada com a sua origem (o Ribatejo)?

A qualidade também está relacionada com a origem, mas não só. No nosso caso, grande parte da produção está situada na zona protegida do estuário do Tejo, rede natura, onde produzimos o nosso arroz com Indicação Geográfica Protegida, neste caso, o nosso Ariete (Carolino). A conjugação do local, das sementes usadas (uma só variedade por tipo de arroz, para uma cozedura homogénea), o método de conservação nos silos e de embalamento sem desinfeções químicas, fazem com que a qualidade se perpetue dos campos até à embalagem e, por acréscimo, até à casa dos consumidores, nesta pequena viagem dentro do próprio país, com uma baixa pegada ecológica, sem necessidade de importarmos de paragens longínquas.

Agora, mais do que nunca, urge pensar no futuro e na preservação do meio ambiente. Nesse sentido, que medidas é que a Orivárzea tem implementado de forma a reduzir a sua pegada ecológica?

O cuidado com o meio onde produzimos, e a constante redução da nossa pegada ecológica, acontecem desde que a Orivárzea foi fundada há 25 anos. Inicialmente, passou pela forma como são trabalhados os campos e a sua gestão hídrica, muito mais eficiente, passando também pelo uso de produtos não agressivos para o meio ambiente, e em 2022, iniciámos, em parceria, uma produção de arroz em sistema de rega gota a gota. A nível fabril, introduzimos grandes alterações, com a construção de uma nova fábrica, há 12 anos, cerca de 40% mais eficiente, através de painéis solares obtemos cerca de 30% da energia necessária para o fabrico, e eliminamos na nossa linha, um forno que nor- malmente se usa para agrupar as embalagens em oito ou dez unidades, eliminando assim a muita energia que esse forno requere, reduzindo a emissão de dióxido de carbono, e reduzindo a espessura e 40% do plástico necessário para essa forma de agrupar as unidades de arroz.

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