Como caracteriza a relação emocional dos vossos consumidores com a Crioestaminal?

A Crioestaminal nasceu em 2003 e foi o laboratório pioneiro em Portugal a disponibilizar o serviço de armazenamento das células estaminais do sangue do cordão umbilical. Ao longo destes 20 anos de atividade, temos tido como principal missão disseminar informação sobre a importância de decidir guardar estas células, úteis no tratamento de mais de 90 doenças.
O facto de só ser possível colher as Células Estaminais do Cordão Umbilical no momento do parto, faz com que a nossa mensagem seja dirigida essencialmente às famílias que estão à espera de bebé e que além de todos os preparativos que precisam de ter em conta, procuram informação sobre esta e outras áreas em que até então não tinham aprofundado o seu conhecimento. Sabemos que a saúde é uma das grandes preocupações de quem está à espera de ter um filho e acreditamos que o facto de informarmos estas famílias de que podem salvaguardar uma oportunidade de tratamento em caso de necessidade para a sua família as tranquiliza na medida em que lhes permite tomar decisões atempadas e informadas.
Neste momento é possível guardar as Células Estaminais por 25 anos pois é este o período em que há evidências científicas de que a viabilidade celular é assegurada, mas é muito provável que seja possível guardar por um período mais longo nas mesmas condições. Por isso, a Crioestaminal acompanha as famílias desde o momento em que sabem que vão ter um bebé e nutre esta relação com o envio periódico de informação sobre novas terapêuticas disponíveis ou em estudo, para que possam acompanhar a evolução nesta área e identificar elas próprias oportunidades de tratamento para a sua família.
Além disso, a Crioestaminal tem uma diretora médica sempre disponível para responder às questões das famílias e para as acompanhar em caso de necessidade de utilização das células estaminais e, desta forma, garantimos um acompanhamento personalizado e contínuo a quem decidiu guardar as Células Estaminais nos nossos laboratórios.
A recomendação de antigos clientes é também um fator muito importante no momento de decisão e por isso as famílias que nos escolheram no momento do nascimento dos seus filhos não só nos voltam a escolher como também nos recomendam aos seus familiares e amigos, o que significa que temos construído uma relação de confiança assente na satisfação dos nossos clientes e na qualidade dos nossos serviços.

Porquê escolher a Crioestaminal?

A escolha do laboratório para guardar as Células Estaminais do Cordão Umbilical deve ter em linha de conta critérios relacionados com a prestação do serviço de armazenamento de células estaminais para utilização clínica, tais como a experiência dos laboratórios quer no armazenamento quer na disponibilização de amostras para tratamento e a qualidade reconhecida dos seus processos, mas também a capacidade dos laboratórios em acompanhar as famílias ao longo dos vários anos de contrato e no momento da utilização clínica e em contribuírem para o desenvolvimento da própria área das terapias celulares com investimento efetivo em investigação e desenvolvimento.
A Crioestaminal enquanto líder em Células Estaminais em Portugal, tem 20 anos de experiência nesta área com mais de 120.000 amostras de células estaminais guardadas no seu laboratório e 19 tratamentos realizados com estas células. Atualmente a Crioestaminal incorpora o maior grupo europeu da área das células estaminais, o grupo Famicord, que conta com vários laboratórios de criopreservação em vários países europeus, incluindo laboratórios de desenvolvimento de terapias celulares com mais de 3400 amostras de células estaminais utilizadas em tratamentos no conjunto de todos os laboratórios do grupo Famicord.
O reconhecimento dos prémios que temos recebido ao longo dos últimos anos, como é o caso do prémio Escolha do Consumidor, que recebemos pelo 10º ano consecutivo, foi atribuído pelas famílias portuguesas pelos bons resultados, que se traduzem, de forma global, num índice de satisfação de 90,19% e de recomendação de 87,60%.
Entre os laboratórios do setor, a Crioestaminal apresentou-se em primeiro lugar nos seguintes parâmetros: “Transparência na informação transmitida”; “Acreditação internacional”; “Entidade com valores”; “Profissionais experientes e competentes”; “Credibilidade”; “Inovação”; “Experiência no mercado”; “Facilidade no processo de entrega do kit de recolha”; “Tecnologia de ponta” e “Investigação e Desenvolvimento”.
Além disso, todo o processo laboratorial obedece aos mais elevados critérios de qualidade, sendo o único laboratório europeu com acreditação internacional pela Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (AABB) para o processamento e armazenamento não só do sangue, mas também do tecido do cordão umbilical. Este reconhecimento é atribuído à Crioestaminal já desde 2010, fruto do comprometimento da nossa equipa com a qualidade de todos os processos que desenvolvemos.
No que toca à investigação e desenvolvimento, a Crioestaminal tem investido continuamente uma fração do seu volume anual de negócios no desenvolvimento de novas metodologias de criopreservação e de novas aplicações clínicas para as células estaminais criopreservadas. Deste investimento resultaram já 4 patentes registadas e o licenciamento de uma nova unidade laboratorial com certificação GMP (Good Manufacturing Practices para a indústria farmacêutica) dedicada à produção de medicamentos à base de células estaminais.
Esta aposta permite alargar a aplicação de células estaminais para além das doenças atualmente tratadas e dar acesso aos clientes da Crioestaminal a serviços avançados em condições exclusivas, como seja a expansão laboratorial de células mesenquimais do tecido do cordão umbilical.

De que forma a Crioestaminal pode contribuir diariamente para a felicidade do consumidor?

A atividade da Crioestaminal está inserida na área da Saúde, mais especificamente, na área da Medicina Preventiva e Personalizada. Disponibiliza aos futuros pais a possibilidade de criopreservarem este bem único que são as células estaminais do sangue e do tecido do cordão umbilical dos seus filhos, o que representa para eles uma espécie de ‘’seguro biológico’’.
A criopreservação das células estaminais tem como objetivo a sua eventual utilização no tratamento de diversas doenças em que estas células sejam a opção terapêutica mais adequada, quer para o próprio quer para um familiar compatível. As Células Estaminais podem assim salvar vidas ou contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida das famílias, pelo que, acreditamos que o facto de as famílias saberem que a Crioestaminal lhes permite ter esta oportunidade terapêutica disponível e pronta a utilizar em caso de necessidade, contribui para a sua tranquilidade e consequentemente para a sua felicidade.
Adicionalmente, a Crioestaminal trabalha diariamente no desenvolvimento das melhores práticas laboratoriais de criopreservação de células estaminais e na investigação e desenvolvimento de novas soluções terapêuticas que pretende vir a disponibilizar quer aos seus clientes, quer à sociedade em geral através do seu programa de doações de amostras de sangue e tecido do cordão umbilical para o desenvolvimento dos seus projetos de investigação e dos novos produtos terapêuticos avançados.
Temos também um programa especial de acesso á criopreservação de células estaminais para famílias jovens abaixo dos 30 anos de idade e um programa de colheitas dirigidas dedicado às famílias cuja história clínica familiar indique um potencial elevado de utilização clínica das células estaminais criopreservadas.

Próximas novidades?

Este ano a Crioestaminal celebra 20 anos de existência e pretende reforçar a sua atuação em várias áreas, nomeadamente a disponibilização de mais e melhores serviços avançados às famílias portuguesas, a adaptação dos seus processos com vista à redução da pegada ecológica, a aposta no desenvolvimento de ensaios clínicos com recurso às células estaminais criopreservadas e aos medicamentos que produzimos para utilização em contexto experimental. Outro dos nossos pilares estratégicos são os colaboradores e a melhoria das suas condições de trabalho, nomeadamente no que respeita à conjugação do trabalho com a vida pessoal que tem sido sempre uma das preocupações da Crioestaminal e que pretendemos aprofundar neste ano de 2023.
Estamos também a desenvolver um projeto que, cremos que virá a permitir às famílias que escolhem o serviço de criopreservação da Crioestaminal aceder a mais opções terapêuticas do que as atualmente existentes. Sobre este projeto e outros projetos iremos comunicar as novidades ao longo do ano à medida que os desenvolvimentos forem acontecendo.
Para as famílias que estão connosco há já 20 anos, temos em curso um programa de renovações dos seus contratos de criopreservação, com condições especiais para os jovens que completam os seus 20 anos no mesmo ano em que a Crioestaminal também celebra o seu vigésimo aniversário.

Mónica Brito

CEO

Crioestaminal

Crioestaminal foi eleita Escolha do Consumidor 2023. Sabe mais aqui


Conhece aqui a Escolha do Consumidor