Como caracteriza a relação emocional dos vossos consumidores com o Lidl?

Podemos dizer que o Lidl já faz parte da vida das famílias portuguesas, sendo reconhecida como uma insígnia com qualidade e de confiança. Temos crescido em quota de mercado, de ano para ano, o que demonstra a preferência dos nossos clientes. O nosso trabalho é contínuo e focado em levar frescura, inovação e qualidade ao melhor preço a todos os nossos clientes, de Norte a Sul do país.
Estamos cada vez mais próximos dos consumidores e queremos continuar a estar. Faz parte da estratégia do Lidl Portugal estar em constante evolução, pelo que a construção e reputação da marca também tem naturalmente crescido e tem-se vindo a consolidar.
Enquanto empresa assumimos também o compromisso de apoiar a produção nacional, privilegiando sempre que possível os produtores locais. Este é um trabalho estrutural para o Lidl, assim como a garantia de um trabalho de proximidade com os nossos fornecedores e parceiros, desenvolvendo diversas iniciativas. Exemplo disso foi o lançamento do projeto “Da Minha Terra”, onde desafiámos produtores nacionais de todo o país a apresentarem-nos os seus produtos, dando-lhes a oportunidade de os colocarem à venda nas nossas lojas. A mesma surgiu em contexto de pandemia, numa altura em que muitos produtores viram os seus negócios afetados. Procurámos artigos regionais, que consigam demonstrar o que de melhor se faz em Portugal, complementares e diferenciadores ao que já dispomos no nosso sortido com outros fornecedores e que hoje se encontram à venda nas nossas lojas. Adicionalmente, atuamos também como facilitadores da exportação de produtos portugueses para vários mercados onde o Lidl tem presença. Em 2021, as exportações do Lidl Portugal representaram 2% do total das exportações nacionais de produtos alimentares para a União Europeia. No total, foram exportados produtos portugueses para 29 países (dos 32 com presença Lidl na Europa).
A nossa estratégia passa por desenvolver um trabalho que nos potencie enquanto marca relevante, coerente, verdadeira e rica para os nossos consumidores com foco numa ação eficaz e comunicação transparente.
Temos procurado ser fiéis à nossa essência, trazendo, mais do que nunca, relevância à nossa marca e acreditamos que desta forma temos conseguido criar uma relação emocional muito positiva com os nossos clientes.

Porquê escolher o Lidl?

As marcas próprias fazem parte da nossa estratégia de atuação e são um dos pilares do modelo de negócio do Lidl, que aposta na diferenciação tendo em conta o tipo de categoria e produto. Todos estes artigos são produzidos por fornecedores certificados pelos melhores padrões de qualidade e sustentabilidade, pelo que temos como preocupação cumprir a promessa de oferecer a melhor qualidade a um preço competitivo.
No Lidl preocupamo-nos com esta garantia de qualidade mediante a certificação dos nossos artigos, apostando também na realização de inúmeras análises e testes sensoriais em laboratórios internos e externos. Em 2018, criámos o Lidl Sense, o nosso laboratório de provas sensoriais onde os colaboradores são convidados a fazer provas cegas de perceção da qualidade dos artigos de marca própria em comparação com as restantes ofertas do mercado – tornando-se os colaboradores o espelho do cliente e parte da história da marca que representam.
Dispomos de uma oferta alargada e otimizada, para que o consumidor encontre sempre um produto adequado aos seus hábitos de consumo. Apostamos de forma constante na entrada de novos artigos e no desenvolvimento dos existentes, reformulando receitas e realizando diversos testes de qualidade.
A confiança dos consumidores nas marcas próprias do Lidl é inquestionável, tanto que as mesmas têm sido distinguidas ao longo dos anos com vários prémios que demonstram o seu compromisso com a qualidade dos artigos e a satisfação dos clientes. Este ano, nos prémios Escolha do Consumidor 2023, o Lidl viu mais uma vez reconhecidas quatro das suas marcas próprias em cinco categorias, tendo sido a insígnia de retalho mais premiada nesta edição – Da Minha Terra, Cien, Fumadinho e Solevita enquanto “Marca no1 na Escolha do Consumidor”.
São vários os nossos pontos diferenciadores pelos quais somos reconhecidos: marcas exclusivas Lidl, com produtos altamente apreciados pelos consumidores pela sua elevada qualidade a preços acessíveis, incluindo produtos não alimentares que todas as semanas surpreendem com artigos inovadores, assim como as semanas temáticas que são sempre muito bem recebidas e aguardadas pelos nossos clientes.

De que forma o Lidl pode contribuir diariamente para a felicidade do consumidor?

No Lidl focamo-nos em oferecer aos clientes o que é relevante em termos de categorias, com foco nas nossas marcas próprias. A eficiência dos processos está entre as nossas prioridades e tentamos sempre dar ao nosso cliente o máximo da nossa proposta de valor.
Temos apostado e potenciado o conceito de smart shopping que nos caracteriza, desenvolvendo em maior profundidade aquele que é o nosso método de trabalho e modo de funcionamento e que se foca em oferecer aos clientes produtos de qualidade ao melhor preço. Todas as nossas lojas são pensadas para proporcionar a melhor experiência de compra a um consumidor cada vez mais exigente, sem tempo e que preza pela qualidade, origem e sustentabilidade dos produtos que adquire, permitindo-nos conquistar a preferência e a confiança de cada vez mais clientes nos nossos serviços e artigos.
Atualmente, através do nosso modelo de loja, com categorias de produtos evidentes e bem definidas, contribuímos para que diferentes tipos de clientes, que procuram distintos artigos alimentares e não alimentares – desde as jovens famílias aos millennials, passando pelos desportistas e por aqueles que procuram uma alimentação “free from” ou Bio – encontrem no Lidl a solução para as suas compras diárias e semanais e que fazem com que este seja a sua primeira escolha.

Novidades 2023?

Em 2023 continuaremos a apostar num sortido diferenciador e certificado, acompanhando as tendências de consumo e procurando ouvir as necessidades dos consumidores, mas também em produtos inovadores, de forma a continuar a surpreender os nossos clientes. Para isso, analisamos intensamente o mercado e auscultamos as necessidades dos consumidores, correspondendo sempre através da nossa premissa de uma oferta de máxima qualidade ao melhor preço. Paralelamente, o facto de sermos uma multinacional presente em vários países, permite-nos também uma colaboração rápida entre os países do Grupo e ajustar processos, criando um maior awareness ao que se pratica na Europa.
Continuaremos também o nosso caminho em prol de um planeta melhor. A Sustentabilidade faz parte do nosso ADN e é já uma prioridade para o Lidl há muito tempo, com a adoção de boas práticas económicas, ambientais e sociais ao longo da nossa cadeia de valor e um trabalho que desenvolvemos ativamente em conjunto com os nossos fornecedores, parceiros e colaboradores.
De salientar ainda que dado o contexto de dificuldade económica que estamos a atravessar, o apoio à produção nacional ganha ainda maior relevância. Esta tem sido também uma das prioridades do Lidl, compromisso que continuaremos a intensificar, apostando num trabalho de proximidade e de relações de verdadeira parceria com produtores e fornecedores portugueses.

Alexandra Borges

Dir. Geral de Compras

Lidl Portugal


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