• 51% afirma que o seu orçamento para as férias se manteve igual ao de 2023. Já 21% dos entrevistados diz que aumentou e 5% regista inclusive um aumento substancial.
  • Os inquiridos apontam um aumento considerável nos gastos, sobretudo em alimentação e bebidas (26%), lazer e entretenimento (25%), e viagens e alojamento (24%).
  • 41% costuma frequentar festivais de música no verão em Portugal, mas 33% revelou ir a menos festivais por diferentes motivos.
  • As marcas portuguesas mais associadas ao verão pelos consumidores são: Super Bock, Olá, Sagres e Sumol.

O verão é um dos momentos mais esperados pelos consumidores. No entanto, pode levar a várias mudanças nos hábitos de consumo. Nesse sentido, a ConsumerChoice desenvolveu um estudo que avalia as tendências de consumo dos portugueses durante o verão. Esta análise identifica as preferências e comportamentos, bem como os custos associados a esta época. Para além disso, destaca as marcas mais associadas a esta estação do ano e os principais fatores de decisão.

Grande parte dos consumidores revela um aumento considerável nos seus gastos, durante os meses de verão, especialmente nas categorias de alimentação e bebidas (26%), lazer e entretenimento (25%) e viagens e alojamento (24%). Por outro lado, tecnologia e gadgets (2%) é o segmento em que os portugueses menos gastam. Apenas cerca de 4% dos inquiridos afirma não sentir alterações no orçamento mensal durante este período.

Relativamente ao orçamento para as férias, os resultados do estudo apresentam uma tendência de estabilidade. 51% dos consumidores assegura que o seu orçamento para as férias se manteve igual ao do ano anterior. Contudo, 21% afirma que o seu orçamento aumentou e 5% regista até um aumento substancial, classificando-o como “muito maior”. Em oposição, 20% partilha que o seu orçamento para as férias diminuiu, com 3% a mencionar uma redução significativa. 

No que diz respeito ao ano passado, cerca de 50% dos inquiridos notou um aumento nas suas despesas de verão, enquanto 41% indicou que estas mantiveram-se iguais e 10% referiu mesmo que diminuíram. Os participantes demonstram um sentimento de estabilidade em relação ao verão deste ano, comparativamente aos anos anteriores. 

O calor e o bom tempo, característico desta altura, levam também a que as pessoas procurem mais experiências sociais e de lazer. A maioria refere que vai mais a restaurantes e cafés na época dos dias longos: 51% afirma que vai uma ou duas vezes por semana; 20% prefere ir três a quatro vezes por semana; e mais de 8% garante que vai cinco ou mais vezes por semana. De realçar, que só 21% dos entrevistados declara que a sua frequência nestes estabelecimentos não aumenta durante estes meses.

De acordo com o estudo, 41% dos entrevistados indica que costuma frequentar festivais de música no verão em Portugal. Porém, 44% não participa neste tipo de eventos e 15% gostava de frequentar, apesar de não ter essa oportunidade. O principal fator que influencia a decisão de participar num festival verão é o cartaz (55%). Outros fatores mencionados pelos consumidores incluem o preço dos bilhetes (21%) e a localização (19%).

Quanto aos festivais mais procurados no país, o NOS Alive e o Rock in Rio continuam a ser os mais populares entre os inquiridos, seguidos pelo MEO Sudoeste, Vodafone Paredes de Coura, MEO Marés Vivas e Super Bock Super Rock. Os portugueses, de forma geral, não têm o hábito de frequentar estes eventos fora de Portugal (86%), embora 9% manifeste o desejo de fazê-lo. Entre os festivais internacionais mais reconhecidos, os participantes distinguem o Coachella, o Glastonbury e o Tomorrowland.

O estudo revela também que 58% dos entrevistados planeia ir ao mesmo número de festivais, em comparação com anos passados. No entanto, 33% irão a menos festivais, sobretudo devido a motivos financeiros (27%), aos cartazes menos apelativos (22%), à falta de disponibilidade (15%) e à localização pouco conveniente (16%).Para os portugueses, o verão é sinónimo de bebidas, gelados e viagens. Quando questionados sobre quais as marcas portuguesas que mais associam a esta estação, Super Bock, Olá, Sagres e Sumol são as mais citadas. Nas marcas estrangeiras destaque para Coca-Cola, Havaianas, Heineken e Ryanair.


Conhece aqui a ConsumerChoice