No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a 15 de março, a Escolha do Consumidor lança o Guia Prático do Consumidor de 2024. O Guia possibilita ao consumidor aceder aos aspetos mais importantes na avaliação e classificação das marcas em diversas categorias, considerando dez grandes áreas de consumo.

 O Guia Prático do Consumidor de 2024 reconhece os aspetos mais importantes para os consumidores nas áreas de Bebé e Criança; Comércio Online; Equipamentos; Lazer e Entretenimento; Produtos Alimentares; Produtos e Serviços de Saúde, Beleza e Bem Estar; Produtos e Serviços para o Lar; Retalho Especializado e Não Especializado; Serviços Automóveis e Serviços de Âmbito Financeiro.

O Guia da Escolha do Consumidor descreve o processo de decisão que leva à compra do produto ou aquisição do serviço, que passa pela necessidade, recolha de informação, avaliação de alternativas, compra e pós-venda. Neste processo, o Guia apresenta os critérios mais relevantes destacados pelos consumidores para cada categoria, identificando as marcas que mais se aproximaram desses aspetos e que, por esse motivo, foram vencedoras do selo “Escolha do Consumidor 2024”.

O guia avalia diversas categorias nas dez áreas de consumo analisadas. A identificação dos aspetos mais importantes de cada categoria pretendem ajudar o consumidor a decidir no momento da compra, guiando-o no que deve ter em conta para perceber a qualidade de determinado produto ou serviço.

Na categoria de Comércio Online, por exemplo, alguns dos aspetos mais pertinentes para o consumidor são a qualidade do atendimento, a informação detalhada sobre os produtos, a facilidade de compra e a qualidade dos produtos, com destaque para marcas como a Worten ou a Loja do Shampoo. Na categoria de Lazer e Entretenimento, o guia reconhece como importantes aspetos relacionados com a avaliação e comentários de outros consumidores, a qualidade e diversificação dos canais de atendimento ou a credibilidade e transparência, destacando-se marcas como a Odisseias, a Bestravel ou a MSC Cruzeiros, respetivamente.

Numa categoria como Produtos e Serviços de Saúde, Beleza e Bem Estar, os principais aspetos para o consumidor que as marcas devem considerar são a relação entre o preço e a qualidade, a variedade de produtos ou a qualidade dos mesmos, com destaque para marcas como a Filorga, Rituals ou O Boticário. Por outro lado, na categoria de Produtos Alimentares, destacam-se critérios como a aparência, o sabor ou a durabilidade, em marcas como o Aldi, a Delta ou a Izidoro.

Já na categoria de Retalho Especializado e Não Especializado, a rapidez no momento do check out, a disponibilidade imediata dos produtos ou poder experimentar os artigos são essenciais, destacando-se marcas como a Staples, Leroy Merlin, ou Sport Zone. No que diz respeito a Serviços de Âmbito Financeiro, o consumidor valoriza a transparência nas comissões e custos associados, a rapidez de resposta ou o atendimento simples e direto, em marcas como o Banco Montepio, Fidelidade ou ok! seguros.

As candidaturas para a edição de 2025 dos prémios da ConsumerChoice, inclusivamente o mais reconhecido, Prémio Escolha do Consumidor já estão abertas para todas as marcas que pretendam concorrer para alcançar estas certificações.

 

 

Pode-se consultar o Guia do Consumidor aqui.

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