O Boticário foi eleito Escolha do Consumidor em 2024. Qual o impacto desta distinção para a vossa marca?

Este ano celebramos 38 anos em Portugal e O Boticário é uma marca de cosmética muito querida dos portugueses, com um alto nível de notoriedade. O reconhecimento da marca pela Escolha do Consumidor, um prémio também ele com uma notoriedade e reconhecimento elevados, traz um impacto muito positivo, principalmente quando a eleição é feita pelos consumidores.

O Boticário trabalha há quase quatro décadas com o consumidor no centro de todas as decisões e, agora, esse consumidor destacar a nossa marca como a sua escolha deixa-nos muito contentes, com a certeza de que temos uma oferta em fragrâncias com elevada qualidade e sofisticação, ao nível da alta perfumaria internacional. O Boticário é reconhecido por esta categoria no Brasil e todos os nossos perfumes são criados de raiz por um perfumista – é esta especialização que também estamos a trabalhar em Portugal, através dos nossos bestsellers como Lily e Malbec, não fossem também das marcas preferidas para presentear com amor. Além disso, este selo é um voto de confiança de quem nos avaliou.

Como a marca alinha inovação e sustentabilidade no desenvolvimento dos seus produtos de beleza?

Sabemos que os consumidores de hoje não procuram apenas produtos de qualidade, mas também se preocupam com o impacto que eles têm no mundo ao seu redor. Por isso, a inovação e a sustentabilidade são dois grandes pilares que orientam as nossas ações, potencializando a conservação da biodiversidade ou alavancando a diversidade e inclusão.

Quando a inovação se une à sustentabilidade, O Boticário é uma referência: aderiu ao programa Cruelty Free Leaping Bunny, tem um portefólio maioritariamente vegan e desenvolveu métodos alternativos de testes de matérias-primas e produtos como a Pele 3D, um modelo in vitro que mimetiza a pele humana, e o Organs on a chip, que simula o comportamento de órgãos humanos, identificando possíveis reações alérgicas causadas por produtos cosméticos a partir da pele. Mas os exemplos não se esgotam aqui, a nossa aposta não passa apenas pelo desenvolvimento e produção de produtos. Também a forma como o consumidor experiencia a marca está alinhada com estes pilares: a recente modernização da nossa rede de lojas foi planeada com o uso predominante de materiais amigos do ambiente ou reutilizados e a grande aposta na digitalização refletiu-se na modernização do nosso site e na constante atualização do catálogo digital, ferramenta essencial para a nossa rede de revendedores.

De que forma O Boticário personaliza a experiência de compra para atender às expectativas dos consumidores?

Ao entrar numa das 60 lojas O Boticário em Portugal, o cliente não está apenas a entrar em mais uma loja de beleza, está a entrar num mundo de possibilidades, em que cada produto dos expositores foi selecionado com cuidado e atenção aos seus desejos e necessidades. As nossas beauty advisors não são apenas especialistas em beleza, são aliadas na jornada do consumidor que procura formas de autoexpressão e cuidado pessoal. Cada interação é uma oportunidade para nos conectarmos e entendermos melhor como podemos ajudar o consumidor a sentir-se ainda mais bonito e confiante.

No Boticário, a formação das equipas de loja é constante e adaptada aos lançamentos, por isso, qualquer consumidor que se dirija a uma das nossas lojas pode contar com o seu apoio no momento de experimentação, recomendação e escolha de um produto, de qualquer uma das categorias do portfólio da marca, seja maquilhagem, cabelos, perfumaria ou corpo, para consumo próprio ou oferta. O Boticário é a marca do amor, que o coloca em tudo o que faz, porque para nós, cada cliente é único e merece ser tratado de forma especial.

Partilhe connosco uma história onde O Boticário excedeu as expectativas dos portugueses com um produto ou uma campanha específica.

2023 foi um ano frutífero a nível de campanhas de marca e 2024 está a ser um ano de superação, mas não podemos deixar de referir a nossa campanha de masterbrand, o primeiro momento em que comunicámos o novo posicionamento do Boticário, sem estar associado ao lançamento de um produto.

Mutável como todas as marcas devem ser, O Boticário evoluiu no seu posicionamento e mensagem para continuar a acompanhar e a manter uma relação próxima com os portugueses, uma prioridade da marca. E assim fizemos, renovando o nosso compromisso de quase quatro décadas de amor e dedicação, com uma campanha que veio relembrar a fórmula não tão secreta da marca, que norteia o negócio há quase quatro décadas – é possível que o maior segredo do Boticário seja, afinal, o amor que coloca em tudo o que faz, em todos os pontos de contacto, das lojas aos revendedores, na relação com colaboradores, fornecedores e consumidores.

No processo, ficámos a conhecer histórias inspiradoras de amor que nos encheram de orgulho, como pedidos de namoro embalados com cuidado nos nossos coffrets personalizados.

Hoje, não há dúvidas de que amor é sinónimo de O Boticário e não se trata apenas de um slogan, mas da nossa missão. Estamos comprometidos em transformar o mundo através do amor e da beleza e a nossa campanha não foi apenas um sucesso, foi um lembrete poderoso do que realmente importa: o vínculo especial que partilhamos com cada um dos nossos consumidores.

Maria João Santos

Diretora de Marketing do Grupo Boticário Portugal

O Boticário foi eleito Escolha do Consumidor 2024 na categoria de venda direta de cosmética e fragrâncias.

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