O prémio Escolha do Consumidor reforça o papel do Standvirtual como referência de confiança no mercado. Que impacto acreditam que este reconhecimento tem na fidelização dos utilizadores e na vossa posição no setor?
O mercado de carros usados tem evoluído muito, com o esforço e competência dos operadores, no entanto ainda gera alguma desconfiança nos consumidores. Prémios como Escolha do Consumidor, são mais argumentos que temos para ajudar na confiança durante a jornada de compra e no posicionamento da marca.
O mercado de compra e venda de automóveis online está em constante mudança. Que desafios recentes têm enfrentado para acompanhar as novas tendências e expectativas dos consumidores?
A falta de stock que levou ao aumento de preços e a um crescimento exponencial da importação, os desafios com a mobilidade elétrica que colocou nos stands e concessionários um produto totalmente diferente do que se vendia há dezenas de anos, as novas marcas que chegam ao retalho automóvel e vêm baralhar e desafiar o status quo do mercado instalado e em breve com a condução autónoma que vem mudar toda a nossa mobilidade. Todas estas mudanças mexem com a indústria e têm mostrado o dinamismo das organizações e pessoas que dela fazem parte.
O Standvirtual está atento e adapta-se a todas estas mudanças, estando agora muito focado de que forma a inteligência artificial pode ajudar ainda mais a jornada de compra e venda de um automóvel, sendo que neste momento o maior contributo que nos dá é na moderação da plataforma.
A sustentabilidade tem vindo a influenciar o mercado automóvel. Existe alguma iniciativa que promova escolhas mais sustentáveis entre os compradores e vendedores na vossa plataforma?
O Standvirtual existe há 20 anos e ao contrário da maioria das empresas que se tentam ajustar à questão da sustentabilidade, no nosso caso fazemo-lo de forma natural através da economia circular que ajudamos a criar desde a nossa origem. Estimamos que já tenham sido anunciados cerca de 4 a 5 milhões de carros no Standvirtual, que reflete a dimensão e como ajudámos a dar nova vida a todos estes veículos.
Claro que agora temos os carros elétricos mas reforço que o contributo do Standvirtual é mais profundo que isso, através do mercado de segunda-mão.
A experiência do utilizador é essencial para quem compra ou vende automóveis online. Que novas funcionalidades foram lançadas para simplificar o processo e tornar a plataforma mais intuitiva?
Destacaria as cotações de preço que permitem ao comprador perceber se o carro em vista está abaixo, dentro ou acima da média de mercado e, as classificações de stands ou os chamados “ratings”, lançadas recentemente, são duas ferramentas que simplificam as escolhas e decisões de quem está na jornada de compra. Do lado de quem vende, a leitura da matrícula com preenchimento automático dos campos do anúncio, assim como a ferramenta de avaliação do carro, são sem dúvida mais valias para quem vai vender o carro.
No entanto, a maior parte da nossa inovação é invisível ao público em geral porque é desenvolvida para os nossos profissionais, muito ao nível dos indicadores de mercado que ajudam a comprar e vender melhor, assim como identificar tendências.
Ricardo Cardoso,
Marketing Manager – Standvirtual